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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4464
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Malaquias, Elaine Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T18:41:58Z | - |
dc.date.available | 2019-09-24T18:41:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-21 | - |
dc.identifier.citation | MALAQUIAS, Elaine Cristina. Uma proposta de plano de unidade para o tema energia por meio de uma abordagem CTS&A. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4464 | - |
dc.description | Acompanha: Produto educacional: energia - formas e transformações, p. 88 | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this work was to elaborate, develop and evaluate a unit plan for the study of Energy using a critical theoretical and methodological perspective of teaching and learning with a focus on the CTS & A aspects. We use as theoretical reference the theory of Meaningful Learning, Conceptual Maps, CTS & A relations, Physics Teaching and the use of the Unit Plan in the teaching-learning process. We conducted a qualitative research, applied in a first year high school class composed of students between fourteen and fifteen years of age, located in a college of the state education network of Paraná, in the municipality of Tapejara. After the elaboration of the unit plan, we sought to collect the data for our research from the various activities that we use as collection instruments. The data were analyzed by comparing the application of the instruments before the intervention and after the proposed intervention through work with the unit plan. In this way, we establish categories of analysis for each of the data collection instruments used. With the analysis we found that in all activities, students in general have made significant progress. For example, in the comparison between the initial and final conceptual maps, we found that students evolved in all established categories. Considering the initial and final questionnaires, we saw that all the questions proposed, there was a marked improvement in the identification of the different energy types, as well as their actions and transformations. In view of the results obtained, we can see that the objectives listed were achieved, since they point out that the intervention promoted by the unit plan was successful in discussing Energy significantly through the assumptions of the theory of Meaningful Learning. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Recursos energéticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Physics | pt_BR |
dc.subject | Power resources | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de plano de unidade para o tema energia por meio de uma abordagem CTS&A | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo geral elaborar, desenvolver e avaliar um plano de unidade voltado para o estudo de Energia utilizando para tal fim uma perspectiva teórico-metodológica crítica e problematizadora de ensino-aprendizagem com enfoque aos aspectos CTS&A. Utilizamos como referencial teórico a teoria da Aprendizagem Significativa, os Mapas Conceituais, as relações CTS&A, o Ensino de Física e a utilização de Plano de Unidade no processo de ensino-aprendizagem. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, aplicada em uma turma do primeiro ano do ensino médio regular composta por estudantes entre quatorze e quinze anos de idade, situada em um colégio da rede estadual de ensino do Paraná, no munícipio de Tapejara. Após a elaboração do plano de unidade buscamos coletar os dados para nossa pesquisa a partir das diversas atividades que utilizamos como instrumentos de coleta. Os dados foram analisados por meio da comparação entre a aplicação dos instrumentos antes da intervenção e após a intervenção proposta por meio trabalho com o plano de unidade. Dessa forma estabelecemos categorias de análise para cada um dos instrumentos de coleta de dados utilizados. Com as análises constatamos que em todas as atividades os estudantes de maneira geral conseguiram avançar significativamente. Por exemplo, na comparação entre os mapas conceituais inicial e final, verificamos que os alunos evoluíram em todas as categorias estabelecidas. Considerando os questionários inicial e final, constatamos que em todas as questões propostas, houve um avanço acentuado com relação a identificação dos diversos tipos de energia, bem como de suas ações e transformações. Diante dos resultados obtidos constamos que os objetivos elencados foram alcançados, uma vez que eles apontam que a intervenção promovida pelo plano de unidade obteve sucesso ao discutir de maneira significativa a Energia por meio dos pressupostos da teoria da Aprendizagem Significativa. | pt_BR |
dc.degree.local | Campo Mourão | pt_BR |
dc.publisher.local | Campo Mourao | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5769457578964899 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Schwerz, Roseli Constantino | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8638021519578975 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Deimling, Natalia Neves Macedo | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5059722794651091 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Schwerz, Roseli Constantino | - |
dc.contributor.referee2 | Batista, Michel Corci | - |
dc.contributor.referee3 | Philippsen, Gisele Strieder | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Física/Ensino de Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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