Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4464
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMalaquias, Elaine Cristina-
dc.date.accessioned2019-09-24T18:41:58Z-
dc.date.available2019-09-24T18:41:58Z-
dc.date.issued2019-02-21-
dc.identifier.citationMALAQUIAS, Elaine Cristina. Uma proposta de plano de unidade para o tema energia por meio de uma abordagem CTS&A. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4464-
dc.descriptionAcompanha: Produto educacional: energia - formas e transformações, p. 88pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work was to elaborate, develop and evaluate a unit plan for the study of Energy using a critical theoretical and methodological perspective of teaching and learning with a focus on the CTS & A aspects. We use as theoretical reference the theory of Meaningful Learning, Conceptual Maps, CTS & A relations, Physics Teaching and the use of the Unit Plan in the teaching-learning process. We conducted a qualitative research, applied in a first year high school class composed of students between fourteen and fifteen years of age, located in a college of the state education network of Paraná, in the municipality of Tapejara. After the elaboration of the unit plan, we sought to collect the data for our research from the various activities that we use as collection instruments. The data were analyzed by comparing the application of the instruments before the intervention and after the proposed intervention through work with the unit plan. In this way, we establish categories of analysis for each of the data collection instruments used. With the analysis we found that in all activities, students in general have made significant progress. For example, in the comparison between the initial and final conceptual maps, we found that students evolved in all established categories. Considering the initial and final questionnaires, we saw that all the questions proposed, there was a marked improvement in the identification of the different energy types, as well as their actions and transformations. In view of the results obtained, we can see that the objectives listed were achieved, since they point out that the intervention promoted by the unit plan was successful in discussing Energy significantly through the assumptions of the theory of Meaningful Learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectRecursos energéticospt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectPower resourcespt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleUma proposta de plano de unidade para o tema energia por meio de uma abordagem CTS&Apt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo geral elaborar, desenvolver e avaliar um plano de unidade voltado para o estudo de Energia utilizando para tal fim uma perspectiva teórico-metodológica crítica e problematizadora de ensino-aprendizagem com enfoque aos aspectos CTS&A. Utilizamos como referencial teórico a teoria da Aprendizagem Significativa, os Mapas Conceituais, as relações CTS&A, o Ensino de Física e a utilização de Plano de Unidade no processo de ensino-aprendizagem. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, aplicada em uma turma do primeiro ano do ensino médio regular composta por estudantes entre quatorze e quinze anos de idade, situada em um colégio da rede estadual de ensino do Paraná, no munícipio de Tapejara. Após a elaboração do plano de unidade buscamos coletar os dados para nossa pesquisa a partir das diversas atividades que utilizamos como instrumentos de coleta. Os dados foram analisados por meio da comparação entre a aplicação dos instrumentos antes da intervenção e após a intervenção proposta por meio trabalho com o plano de unidade. Dessa forma estabelecemos categorias de análise para cada um dos instrumentos de coleta de dados utilizados. Com as análises constatamos que em todas as atividades os estudantes de maneira geral conseguiram avançar significativamente. Por exemplo, na comparação entre os mapas conceituais inicial e final, verificamos que os alunos evoluíram em todas as categorias estabelecidas. Considerando os questionários inicial e final, constatamos que em todas as questões propostas, houve um avanço acentuado com relação a identificação dos diversos tipos de energia, bem como de suas ações e transformações. Diante dos resultados obtidos constamos que os objetivos elencados foram alcançados, uma vez que eles apontam que a intervenção promovida pelo plano de unidade obteve sucesso ao discutir de maneira significativa a Energia por meio dos pressupostos da teoria da Aprendizagem Significativa.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769457578964899pt_BR
dc.contributor.advisor1Schwerz, Roseli Constantino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8638021519578975pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Deimling, Natalia Neves Macedo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5059722794651091pt_BR
dc.contributor.referee1Schwerz, Roseli Constantino-
dc.contributor.referee2Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee3Philippsen, Gisele Strieder-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
planounidadetemaenergia.pdf4,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
planounidadetemaenergia_produto.pdf5,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.