Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4461
Título: | Sequência didática para o ensino das leis da termodinâmica e máquinas térmicas |
Título(s) alternativo(s): | Didactic sequence for the education of the laws of thermodynamics and thermal machines |
Autor(es): | Souza, Robineide Borges de |
Orientador(es): | Fontes, Adriana da Silva |
Palavras-chave: | Física Ensino - Meios auxiliares Termodinâmica Máquinas térmicas Physics Teaching - Aids and devices Thermodynamics Heat-engines |
Data do documento: | 23-Fev-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | SOUZA, Robineide Borges de. Sequência didática para o ensino das leis da termodinâmica e máquinas térmicas. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019. |
Resumo: | O presente estudo propõe a elaboração e investigação do potencial pedagógico de uma sequência didática envolvendo alguns recursos metodológicos para o ensino das Leis da Termodinâmica e Máquinas Térmicas. Este material é composto por textos com enfoque histórico, utilização de TICs como vídeos, recortes de filmes, animações e plataforma de aprendizagem virtual (Kahoot.it), experimento e jogo pedagógico. As atividades desenvolvidas foram embasadas na teoria de Aprendizagem de David Ausubel segundo Marco Antônio Moreira, tendo como objetivo proporcionar aos alunos um aprendizado significativo. O material produzido foi aplicado no segundo semestre de 2018, em uma turma com 16 alunos do 2º ano do Ensino Médio, em um Colégio da rede pública de ensino do Município de Moreira Sales, Estado do Paraná. Os dados coletados durante a implementação da sequência didática por meio de relatos, questionários, desenvolvimento de atividades, participação dos alunos e diário de bordo do professor permitiram afirmar, por meio de uma abordagem qualitativa, que há indícios de aprendizagem e que o material elaborado é potencialmente significativo, visto o envolvimento e motivação da turma durante as atividades. |
Abstract: | The present study proposes the elaboration and investigation of the pedagogical potential of a didactic sequence involving some methodological resources for the teaching of the Laws of Thermodynamics and Thermal Machines. This material consists of texts with historical focus, use of ICTs such as videos, clippings of films, animations and virtual learning platform (Kahoot.it), experiment and pedagogical game. The activities developed were based on the theory of Learning of David Ausubel according to Marco Antônio Moreira, aiming to provide students with meaningful learning. The material produced was applied in the second semester of 2018, in a class with 16 students of the second year of high school, in a college of the public school system of the Municipality of Moreira Sales, State of Paraná. The data collected during the implementation of the didactic sequence through reports, questionnaires, activity development, student participation and teacher's logbook allowed us to state, through a qualitative approach, that there are signs of learning and that the material elaborated is potentially meaningful, considering the involvement and motivation of the class during the activities. |
Descrição: | Acompanha: Produto educacional: sequência didática para o ensino das leis da termodinâmica e máquinas térmicas |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4461 |
Aparece nas coleções: | CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinotermodinamicamaquinastermicas.pdf | 3,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ensinotermodinamicamaquinastermicas_produto.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.