Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4447
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Piccin, Caroline Ohlweiler | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T14:48:38Z | - |
dc.date.available | 2019-09-23T14:48:38Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-25 | - |
dc.identifier.citation | PICCIN, Caroline Ohlweiler. Referenciais: estabelecendo o cenário apropriado para o ensino da dinâmica no ensino médio. 2019. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4447 | - |
dc.description | Acompanha: Referenciais: estabelecendo o cenário apropriado para o ensino da dinâmica no ensino médio | pt_BR |
dc.description.abstract | This work proposes an educational product with the intention of conducting a study on non-inertial and inertial references to investigate if there are influences in the movement of bodies and, thus, to establish a scenario for the teaching of dynamics in high school using experimental investigative activities, from which were produced videos presented to the students in a didactic sequence, in order to discuss the visual effects, in a series of diversified activities. With these activities, the main goal was to collaborate with a reflection on the methodology used in the Physics classes, which allows the students a possible meaningful learning, in an active way, reasoning, understanding and elaborating the knowledge and the physical concepts, from their previous knowledge. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Física (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Física - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Physics (High school) | pt_BR |
dc.subject | Physics - Experiments | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.title | Referenciais: estabelecendo o cenário apropriado para o ensino da dinâmica no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | References: establishing the appropriate scenario for the teaching of dinamics in high school | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe um produto educacional com o intuito de realizar um estudo sobre referenciais não inerciais e inerciais para averiguar se há influências no movimento dos corpos e, assim, estabelecer um cenário para o ensino da dinâmica no ensino médio utilizando atividades experimentais investigativas, a partir das quais foram produzidos vídeos apresentados aos alunos em uma sequência didática, a fim de discutir os efeitos visualizados em uma série de atividades diversificadas. Visando assim colaborar com uma reflexão sobre essa metodologia a ser utilizada nas aulas de Física, a qual possibilita aos alunos uma possível aprendizagem significativa, de forma ativa, raciocinando, compreendendo e elaborando o saber e os conceitos físicos a partir de seus conhecimentos prévios. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6745256076449221 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dalmolin, Fabrício Tronco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6716812005513548 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Leandro Herculano da | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5350749822007916 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dalmolin, Fabrício Tronco | - |
dc.contributor.referee2 | Coelho, Jaziel Goulart | - |
dc.contributor.referee3 | Battistel, Orimar Antonio | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cenarioapropriadoensinomedio.pdf | 8,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
cenarioapropriadoensinomedio_produto.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.