Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4446
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGrasselli, Erasmo Carlos-
dc.date.accessioned2019-09-23T14:37:49Z-
dc.date.available2019-09-23T14:37:49Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.identifier.citationGRASSELLI, Erasmo Carlos. Uma abordagem das máquinas térmicas no ensino da termodinâmica sob a ótica da aprendizagem significativa. 2018. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4446-
dc.description.abstractThis work aims to contextualize the content of thermodynamics through the construction of thermal machines and use them as a tool for presenting knowledge with the function of previous organizers for a later meaningful learning. The theoretical framework presents significant learning concepts based on learning theories covering studies by Piaget, Ausubel and specific contributions on the Teaching of the discipline Physics of Marco Antonio Moreira. The methodological approach is oriented to action-reflection-action research through the construction of three thermal machines (Stirling Motor, Steam Engine and Elastic Motor), with the purpose of offering a means to broaden the discussion about the importance of privileging learning contributing to the assimilation of the contents of thermodynamics to the Teaching of Physics in High School. During the research, an Educational Product was developed that was applied during the intervention with the students, serving as support for the development of classes related to the content addressed. The activities were programmed based on didactic sequences, which will be guided by the Potentially Significant Teaching Units (LIFOs). The results demonstrated an increase in the students 'interest in the content of the course, with the intensification of students' participation in the discussions and debates, evidenced by questions, opinions and arguments. The methodological diversification of the pedagogical practice and the punctual mediation of the teacher made the classes more attractive with the opportunity to interact at any moment with the practice of the construction of the thermal machines. The Educational Product facilitated the teaching process by stimulating research and research in the classes of the Physics discipline providing meaningful learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMáquinas térmicaspt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectEnsino de segundo graupt_BR
dc.subjectHeat-enginespt_BR
dc.subjectThermodynamicspt_BR
dc.subjectHigh school teachingpt_BR
dc.titleUma abordagem das máquinas térmicas no ensino da termodinâmica sob a ótica da aprendizagem significativapt_BR
dc.title.alternativeAn approach to thermal machines in the teaching of thermodynamics from the perspective of significant learningpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral contextualizar o conteúdo da Termodinâmica por meio da construção de máquinas térmicas e utilizá-las como instrumento de apresentação de conhecimento com a função de organizadores prévios para uma posterior aprendizagem significativa. O referencial teórico apresenta conceitos de aprendizagem significativa fundamentadas nas Teorias da aprendizagem abrangendo estudos de Piaget, Ausubel e contribuições especificas sobre o Ensino da disciplina de Física de Marco Antonio Moreira. A abordagem metodológica se orienta para pesquisa ação-reflexão-ação mediante a construção de três máquinas térmicas (Motor de Stirling, Máquina a Vapor e Motor de Elástico), com a finalidade de oferecer meios para ampliar a discussão sobre a importância de privilegiar a aprendizagem significativa, contribuindo para a assimilação dos conteúdos da termodinâmica para o Ensino da Física no Ensino Médio. Durante a pesquisa foi elaborado um Produto Educacional que foi aplicado durante a intervenção junto aos estudantes servindo de suporte para o desenvolvimento de aulas referentes ao conteúdo abordado. As atividades foram programadas com base nas sequências didáticas, as quais serão norteadas pelas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). Os resultados demonstraram o aumento do interesse dos estudantes acerca do conteúdo abordado com a intensificação da participação dos estudantes nas discussões e debates evidenciado por meio de questionamentos, opiniões e argumentações. A diversificação metodológica da prática pedagógica e a mediação pontual do professor tornaram as aulas mais atrativas com a oportunidade de interagir a todo o momento com a prática da construção das máquinas térmicas. O Produto Educacional facilitou o processo ensino estimulando a pesquisa e a investigação nas aulas da disciplina de Física proporcionando a aprendizagem significativa.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6067505544092193pt_BR
dc.contributor.advisor1Kroetz, Tiago-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0862958841220120pt_BR
dc.contributor.referee1Kroetz, Tiago-
dc.contributor.referee2Lenzi, César Henrique-
dc.contributor.referee3Pazianotto, Maurício Tizziani-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísicapt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
abordagemmaquinastermicasaprendizagem.pdf3,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.