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Título: Estimativa de desempenho acadêmico de estudantes em um AVA utilizando técnicas de mineração de dados
Autor(es): Gottardo, Ernani
Orientador(es): Noronha, Robinson Vida
Palavras-chave: Mineração de dados (Computação)
Ensino à distância
Aprendizagem
Software educacional
Internet na educação
Computação
Data mining
Distance education
Learning
Educational software
Internet in education
Computer science
Data do documento: 4-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GOTTARDO, Ernani. Estimativa de desempenho acadêmico de estudantes em um AVA utilizando técnicas de mineração de dados. 2012. 84 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Alguns ambientes educacionais têm incorporado softwares que são utilizados como apoio ou, em alguns casos, como condição básica para a disponibilização de cursos. Neste cenário, destacam-se os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) usados para apoiar o desenvolvimento de cursos presenciais, semipresenciais e a distância. Os AVA caracterizam-se por armazenar um grande volume de dados. Contudo, esses ambientes carecem de ferramentas que permitam extrair informações úteis para o desenvolvimento de processos de acompanhamento eficiente dos estudantes. Diante disso, esta pesquisa investiga como os dados armazenados em um AVA poderiam ser processados para geração de informações relacionadas a estimativas de desempenho acadêmico futuro de estudantes. Para obter essas informações, primeiramente fez-se necessário a seleção de um conjunto de atributos para representar estudantes em um curso a distância (EAD) utilizando um AVA. O conjunto de atributos foi escolhido considerando-se três dimensões, selecionadas partir da análise de referências teóricas da literatura sobre cursos EAD: perfil de uso do AVA, interação estudante-estudante e interação bidirecional estudante-professor. Aplicando-se técnicas de mineração de dados sobre o conjunto de atributos selecionados, foi possível então a obter estimativas sobre o desempenho futuro de estudantes. Essas estimativas poderiam apoiar o desenvolvimento de processos de acompanhamento efetivo dos estudantes, atividade de fundamental importância em cursos EAD. Neste trabalho, um estudo com sete experimentos foram realizados e apresentam diferentes cenários em que as estimativas sobre o desempenho podem ser obtidas. Os resultados desses experimentos apontam para a viabilidade desta proposta, tendo em vista os índices promissores de acurácia obtidos na classificação de estudantes quanto ao seu desempenho final nos cursos.
Abstract: Some educational environments have incorporated software to support or, in some cases, as a basic condition to the availability of courses. In this scenario, stand out Learning Management Systems (LMS) used to support the development of classroom, blended or distance courses. Learning Management System are characterized by storing a large volume of data. However, these environments lack tools to extract useful information for the development of efficient processes for monitoring students’. Thus, this research investigates how data stored in a LMS could be processed to generate information regarding estimates of students’ future academic performance. To obtain this information, first became necessary to select a set of attributes to represent students in an online course using a LMS. This set of attributes was chosen considering three dimensions, selected through the analysis of theoretical bases about online courses: LMS use profile, student-student interaction and bidirectional student-teacher interaction. Applying data mining techniques on the set of selected attributes, it was possible to obtain estimates of students’ future performance. These estimates can support the development of effective processes for monitoring students, activity of fundamental importance in distance learning. In this research, a study with seven experiments were conducted and present different scenarios where estimates of performance can be obtained. The results of these experiments indicate the viability of this proposal, given the promising accuracy rates obtained in the classification of students regarding their final performance in courses.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/439
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