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Título: Atividades para estudo de integrais em um ambiente de ensino híbrido
Título(s) alternativo(s): Activities for the study of integrals in a hybrid education environmenth
Autor(es): Silva, Rodrigo Tavares da
Orientador(es): Borssoi, Adriana Helena
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Ensino híbrido
Internet na educação
GeoGebra (Programa de computador)
Cálculo diferencial
Cálculo integral
Mathematics - Study and teaching
Blended learning
Internet in education
Differential calculus
Calculus integral
Data do documento: 26-Abr-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SILVA, Rodrigo Tavares da. Atividades para o estudo de integrais em um ambiente de ensino híbrido. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: Nesta pesquisa apresentamos uma reflexão e discussão quanto ao estudo de integrais, visto que seus conceitos estão inseridos em disciplinas do Ensino Superior na área de exatas e engenharias. Nesse viés, por meio da exploração de tarefas, propostas em um ambiente virtual de aprendizagem, buscamos articulá-las com os conceitos e definições estudados na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral no intuito de proporcionar integração com a sala de aula presencial, e que essas tarefas pudessem compor um Produto Educacional. Em um primeiro momento, foram investigadas, por meio de um questionário, algumas informações sobre o perfil dos estudantes envolvidos na pesquisa, visando ter um primeiro delineamento quanto ao contato e interesse deles em relação ao uso da tecnologia, Para então investigarmos a questão de pesquisa: “como o uso da tecnologia pode contribuir para o estudo da integral de funções de uma variável real, a partir de tarefas propostas em uma perspectiva de Ensino Híbrido?”. Posteriormente, no ambiente virtual do GeoGebra, os alunos participaram como integrantes de um grupo, no qual eram propostas algumas tarefas por meio de Folhas de Trabalho. E seguindo os encaminhamentos do Ensino Híbrido, considerado como ensino disruptivo, as tarefas foram elencadas numa abordagem de rotações. E elas foram analisadas quanto às respectivas soluções apresentadas, as quais foram classificadas e organizadas nessa pesquisa, em suficientes e insuficientes, e ainda, foi dado um feedback em cada atividade entregue, o que permitiu interagir com cada estudante sobre suas resoluções dadas. São discutidas no texto, três tarefas propostas, as quais foram articuladas e organizadas numa análise qualitativa quanto às respostas apresentadas. Durante a manipulação e desenvolvimento de cada uma das tarefas, os estudantes foram questionados sobre sua experiência com o desenvolvimento da atividade, foi um espaço dado em cada tarefa, onde descreveriam sobre suas primeiras impressões, dificuldades, dúvidas, sugestões e apontamentos sobre a atividade, o que nos permitiu obter dados para verificar quais os impactos que essas tarefas causaram na turma envolvida na pesquisa. Por meio de uma entrevista semiestruturada realizada foi possível investigar quais as percepções dos estudantes em relação ao uso do ambiente virtual do GeoGebra para o estudo da integral, que permitiu observar que foi positiva a abordagem realizada, pois a implementação de da tecnologia de forma direcionada, aproximou o contato do professor com alunos.
Abstract: The research appeared as a critical and continuous analysis for the teaching of integras, since its programs are inserted in disciplines of Higher Education in the area of exact and engineering. This work is the use of the behavior and methods of virtual integration, we seek to articulate the concepts and settings and studies in the standard of Differential and Integral Calculus in particular to the integration with a classroom of presence, and that tasks could compose an Educational Product. In the first place, a questionnaire was investigated, some information about the profile of those involved in the research, a first outline of the contact and an interest in the use of the technology to investigate a research question. : How can the use of technology contribute to the study of the integral functions of a real variable, from a perspective of a hybrid teaching perspective? Subsequently, there is no virtual environment for GeoGebra, students participate as members of a group, do not fall into the category of work tasks. And, clinical teaching guidelines were considered as interruptions in teaching, as tasks were listed in the rotation approach. They were their verification solutions, as they were classified and organized in the research, in their data and insufficient, and was also given feedback on each activity delivered, which gave an impulse with each student about their given resolutions. Three tasks are discussed in the text, as they were articulated and organized in a qualitative analysis of how the answers are. During the study and development of tasks, students were asked about their experience with the development of the activity, it was a space given in each task, where they described their first impressions, difficulties, doubts, suggestions and notes about an activity, O who yearns for results to see what risks these tasks cause in the search. Through a semi-structured interview it was possible to investigate how the students' perceptions regarding the use of GeoGebra's virtual environment for the study of integrality, which functioned as a realized approach, since an implementation of the technology in a directed way, approached the teacher's contact with students.
Descrição: Acompanha: Folhas de trabalho no GeoGebra em uma abordagem híbrida para o ensino de integrais.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4331
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