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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4324
Título: | Energia nuclear radioativa: uma análise dos obstáculos epistemológicos |
Autor(es): | Fagundes, João Vitor |
Orientador(es): | Zara, Kátya Regina de Freitas |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino Filme cinematográfico Histórias em quadrinhos Energia nuclear Radioatividade Chemistry - Study and teaching Motion picture film Comic books, strips, etc. Nuclear energy Radioactivity |
Data do documento: | 25-Fev-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | FAGUNDES, João Vitor. Energia nuclear radioativa: uma análise dos obstáculos epistemológicos. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. |
Resumo: | Práticas que envolvem a memorização de nomes e fórmulas mostram-se ineficazes com vistas a promover um Ensino de Química relevante para a vida do aluno. Sendo assim, a utilização de recursos audiovisuais, dentre os quais incluem-se os filmes e as histórias em quadrinhos (HQ), são alternativas viáveis para trabalhar os conteúdos químicos de forma mais atrativa e contextualizada. Este trabalho apresenta o processo de validação, segundo o método EAR, da Sequência Didática (SD) “Ensinando energia nuclear radioativa por meio de filmes e histórias em quadrinhos”, planejada segundo os três momentos pedagógicos de Delizoicov (2001), com foco no ensino dos conceitos envolvidos no tema Energia Nuclear Radioativa (ENR). A pesquisa de campo foi realizada com 10 alunos da primeira série do curso de Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), situado na cidade de Ivaiporã. Autores como Napolitano (2002), Auler (2007) e Barbosa (2017) formaram o alicerce teórico da pesquisa, cujo objetivo geral foi analisar as potencialidades dos filmes e HQ em proporcionar um Ensino de Química mais crítico e contextualizado, visando à formação de um sujeito capaz de compreender a forma como a Ciência influencia as relações humanas, políticas e ambientais. Além disso, a pesquisa buscou, em seus objetivos específicos, validar a SD a partir do método EAR e identificar os obstáculos epistemológicos de Bachelard (1996), considerados pelo filósofo como fatores capazes de prejudicar a construção do conhecimento científico. Nos resultados, têm-se as reflexões do professor pesquisador sobre as potencialidades das HQ e filmes como ferramentas de contextualização para o ensino de ENR; os aspectos considerados na reelaboração da SD segundo o método EAR; a identificação de obstáculos epistemológicos e as evoluções nos conhecimentos químicos dos estudantes. |
Abstract: | Practices involving the memorization of names and formulas prove to be ineffective in order to promote a chemistry education relevant to the life of the student. Therefore, the use of audiovisual resources, including films and comics, are viable alternatives to work the chemical contents in a more attractive and contextualized way. This work presents the validation process, according to the EAR method, of the Didactic Sequence (SD) "Teaching radioactive nuclear energy through films and comics", planned according to the three pedagogical moments of Delizoicov (2001), focusing on teaching of the concepts involved in the topic Nuclear Radioactive Energy (ENR). The field research was carried out with 10 students from the first series of the Integrated Electrotechnology course at the High School of the Federal Institute of Paraná (IFPR), located in the city of Ivaiporã. Authors such as Napolitano (2002), Auler (2007) and Barbosa (2017) formed the theoretical basis of the research, whose general objective was to analyze the potential of the films and HQ in providing a more critical and contextualized Chemistry Teaching, aiming at the formation of a subject capable of understanding how science influences human, political and environmental relations. In its specific objectives, the research sought to validate SD from the EAR method and to identify the epistemological obstacles of Bachelard (1996), considered by the philosopher as factors capable of undermining the construction of scientific knowledge. In the results, the reflections of the professor researcher on the potentialities of the comics and films as tools of contextualization for the teaching of ENR; the aspects considered in the re-elaboration of SD according to the EAR method; the identification of epistemological obstacles and the changes in students' chemical knowledge. |
Descrição: | Acompanha: Sequência didática: ensinando energia nuclear radioativa por meio de filmes e histórias em quadrinhos |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4324 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
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