Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSalinas, Myrian Raquel Noguera-
dc.date.accessioned2019-08-07T14:34:47Z-
dc.date.available2019-08-07T14:34:47Z-
dc.date.issued2019-04-15-
dc.identifier.citationSALINAS, Myrian Raquel Noguera. Short Datathon para o desenvolvimento interdisciplinar de habilidades de análise e visualização de dados. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4318-
dc.description.abstractUnderstanding the main fraud problems in the world and interpreting the data available for analysis is a current challenge that requires interdisciplinary knowledge to complement the knowledge of computer professionals. Collaborative events often called Hackathons, Datathons, Codefests, Hack-Days, etc. have become relevant in various fields. Examples include informal and collaborative learning, creation of startups, arts and culture, open civic innovation, corporate innovation, and social issues. These events show interesting features that favor the collaborative environment and knowledge exchange to solve challenges, most often related to issues unknown to students and computer professionals. In this paper, we present an event format called Short Datathon adapted to reach a gap in collaborative event studies as an aid to the development of exploratory data analysis skills. We evaluated the Short Datathon in two case studies carried out at the Federal University of Technology - Parana, in which we address ´ the issue of tax evasion with real data. The first study was carried out during Technological Week with the participation of 12 undergraduate students from the Computing and Mechanics areas. In the second study, 8 college graduates and graduate students from the ares of Computing, Administration and Economics participated. We describe as a result of this work the qualitative aspects of the case studies and the perception of the participants obtained through questionnaires, highlighting the contribution of the knowledge acquired in the event that was favored by the interdisciplinary interaction. Participants stated that the event helped them to understand more about data analysis and visualization and that the experience with people from other areas during the event made data analysis more efficient. We can conclude that the results of the Short Datathon study are still preliminary because of the small number of participants, but by the answers we believe it to be a promising event.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComputação - Eventospt_BR
dc.subjectFraude - Detecçãopt_BR
dc.subjectSonegação fiscalpt_BR
dc.subjectBanco de dados - Gerênciapt_BR
dc.subjectVisualização de informação - Análisept_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInterfaces de usuário (Sistemas de computação)pt_BR
dc.subjectComputer sciencept_BR
dc.subjectFraud - Detectionpt_BR
dc.subjectTax evasionpt_BR
dc.subjectData bases - Managementpt_BR
dc.subjectInformation visualization - Analysispt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectUser interfaces (Computer systems)pt_BR
dc.titleShort Datathon para o desenvolvimento interdisciplinar de habilidades de análise e visualização de dadospt_BR
dc.title.alternativeShort Datathon for the interdisciplinary development of data analysis and visualization skillspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEntender os principais problemas de fraude no mundo e interpretar os dados disponíveis para análise é um desafio atual que requer conhecimento interdisciplinar para complementar o conhecimento dos profissionais da computação. Os eventos colaborativos chamados frequentemente de Hackathons, Datathons, Codefests, Hack-Days, etc. tornaram-se relevantes em vários campos. Os exemplos incluem aprendizagem informal e colaborativa, criação de startups, artes e cultura, inovação cívica aberta, inovação corporativa, e questões sociais. Esses eventos mostram características interessantes que favorecem o ambiente de colaboração e troca de conhecimento para resolver desafios, na maioria das vezes relacionados a assuntos desconhecidos pelos estudantes e profissionais da computação. Neste trabalho, apresentamos um formato de evento chamado Short Datathon adaptado para atingir uma lacuna nos estudos sobre eventos colaborativos como auxílio ao desenvolvimento de habilidades de análise exploratória de dados. Avaliamos o Short Datathon em dois estudos de caso realizados na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, nos quais abordamos a questão da evasão fiscal com dados reais. O primeiro estudo foi realizado durante a Semana Tecnológica com participação de 12 alunos de graduação das áreas da Computação e Mecânica. No segundo estudo participaram 8 pessoas formadas e alunos de pós-gradução nas áreas da Computação, Administração e Economia. Descrevemos como resultado deste trabalho os aspectos qualitativos dos estudos de caso e a percepção dos participantes através de questionários, destacando a contribuição do conhecimento adquirido no evento que foi favorecido pela interação interdisciplinar. Os participantes afirmaram que o evento ajudou a compreender mais sobre análise de dados e visualização e que a experiência com pessoas de outras áreas durante o evento tornou a análise de dados mais eficiente. Podemos concluir que os resultados do estudo do Short Datathon são ainda preliminares devido ao reduzido número de participantes, mas pelas respostas acreditamos que seja um evento promissor.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7304758668080088pt_BR
dc.contributor.advisor1Seca Neto, Adolfo Gustavo Serra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0071119715272492pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Emer, Maria Claudia Figueiredo Pereira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8275326076771841pt_BR
dc.contributor.referee1Emer, Maria Cláudia Figueiredo Pereira-
dc.contributor.referee2Pimentel, Andrey Ricardo-
dc.contributor.referee3Muniz, Sérgio Tadeu Gonçalves-
dc.contributor.referee4Lugo, Gustavo Alberto Giménez-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
dc.subject.capesCiência da Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGCA_Salinas, Myrian Raquel Noguera_2019.pdf9,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.