Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4312
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Pamela Jéssika Balotin-
dc.date.accessioned2019-08-02T18:52:19Z-
dc.date.available2019-08-02T18:52:19Z-
dc.date.issued2019-05-07-
dc.identifier.citationRAMOS, Pamela Jéssika Balotin. Mudança de base e o ensino das operações elementares. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4312-
dc.description.abstractUsual numbering system was modified over thousands of years in which we have a contribution of several people. Automated teaching through the use of algorithms to solve elementary operations without arouse reflexions about decimal basis utilized and positional numbering principle, leads us to difficulties within subsequent issues. The understanding of our numbering system features (decimal, positional, additive and multiplicative) is wanted for the teacher provides situations which your students make out necessary relations to discover and built mathematical concepts. Furthermore, the knowledge of alternative theoretical methodologies for teaching of mathematical concept is necessary because, in this case, we can point activities that make possible a consistent learning. In this sense, this work presents a review of numbering positional system (in every basis) pointing to initial basic education teachers. After this, we approach the Vah Hiele and Montessori theories for teaching and, this last, we foccus on basic operations (golden material). We aim reflections on teaching methodologies and, for this, we wished put together relevant informations of basic operations to primary teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSistema decimalpt_BR
dc.subjectNumeraçãopt_BR
dc.subjectMontessori, Método de educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de matemática - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAritmética - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectDecimal systempt_BR
dc.subjectNumerationpt_BR
dc.subjectMontessori method of educationpt_BR
dc.subjectMathematics teachers, training ofpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectArithmetic - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleMudança de base e o ensino das operações elementarespt_BR
dc.title.alternativeBase convertion and elementary operations teachingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO sistema de numeração atual passou por transformações em milhares de anos e teve a contribuição de vários povos para seu desenvolvimento. Automatizar o ensino dos algoritmos que utilizamos para resolver as operações neste sistema, sem levar em conta reflexões sobre a base decimal e princípio de posição, gera dificuldades no avanço para conteúdos mais complexos. Para o professor compreender o sistema de numeração decimal de maneira que consiga propiciar situações nas quais seus alunos estabeleçam relações, descobrindo e construindo seu conhecimento, é necessário que ele, o professor, entenda que o nosso sistema de numeração é decimal, posicional, multiplicativo e aditivo. Além disso, é importante que o professor tenha conhecimento sobre alternativas teórico-metodológicas para o ensino e a aprendizagem deste conceito, pois é necessário que o desenvolvimento do trabalho pedagógico seja pautado em metodologias e atividades que possibilitem a real compreensão do sistema. Neste sentido, este trabalho traz uma exposição do sistema de numeração posicional em qualquer base, com apontamentos para a exploração desse conteúdo com professores. Após isso, é exposto uma pesquisa bibliográfica feita a respeito da representação dos números no sistema de numeração posicional, as operações básicas, a conversão entre bases e métodos de ensino, abordando a Teoria de Van Hiele e o Método Montessori. Seu objetivo é reunir, em um único material, as informações relevantes para o professor que ensina sistemas de numeração e suas operações, possibilitando reflexões que visam melhorias nas metodologias de ensino.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728391480751718pt_BR
dc.contributor.advisor1Gneri, Paula Olga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8775603192942436pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Begiato, Rodolfo Gotardi-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3178133850345111pt_BR
dc.contributor.referee1Begiato, Rodolfo Gotardi-
dc.contributor.referee2Kitani, Patrícia Massae-
dc.contributor.referee3Clímaco, Humberto Assis-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Ramos, Pamela Jéssika Balotin_2019.pdf8,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.