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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4312
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Ramos, Pamela Jéssika Balotin | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-02T18:52:19Z | - |
dc.date.available | 2019-08-02T18:52:19Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-07 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Pamela Jéssika Balotin. Mudança de base e o ensino das operações elementares. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4312 | - |
dc.description.abstract | Usual numbering system was modified over thousands of years in which we have a contribution of several people. Automated teaching through the use of algorithms to solve elementary operations without arouse reflexions about decimal basis utilized and positional numbering principle, leads us to difficulties within subsequent issues. The understanding of our numbering system features (decimal, positional, additive and multiplicative) is wanted for the teacher provides situations which your students make out necessary relations to discover and built mathematical concepts. Furthermore, the knowledge of alternative theoretical methodologies for teaching of mathematical concept is necessary because, in this case, we can point activities that make possible a consistent learning. In this sense, this work presents a review of numbering positional system (in every basis) pointing to initial basic education teachers. After this, we approach the Vah Hiele and Montessori theories for teaching and, this last, we foccus on basic operations (golden material). We aim reflections on teaching methodologies and, for this, we wished put together relevant informations of basic operations to primary teachers. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Sistema decimal | pt_BR |
dc.subject | Numeração | pt_BR |
dc.subject | Montessori, Método de educação | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática - Formação | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aritmética - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Decimal system | pt_BR |
dc.subject | Numeration | pt_BR |
dc.subject | Montessori method of education | pt_BR |
dc.subject | Mathematics teachers, training of | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Arithmetic - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.title | Mudança de base e o ensino das operações elementares | pt_BR |
dc.title.alternative | Base convertion and elementary operations teaching | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O sistema de numeração atual passou por transformações em milhares de anos e teve a contribuição de vários povos para seu desenvolvimento. Automatizar o ensino dos algoritmos que utilizamos para resolver as operações neste sistema, sem levar em conta reflexões sobre a base decimal e princípio de posição, gera dificuldades no avanço para conteúdos mais complexos. Para o professor compreender o sistema de numeração decimal de maneira que consiga propiciar situações nas quais seus alunos estabeleçam relações, descobrindo e construindo seu conhecimento, é necessário que ele, o professor, entenda que o nosso sistema de numeração é decimal, posicional, multiplicativo e aditivo. Além disso, é importante que o professor tenha conhecimento sobre alternativas teórico-metodológicas para o ensino e a aprendizagem deste conceito, pois é necessário que o desenvolvimento do trabalho pedagógico seja pautado em metodologias e atividades que possibilitem a real compreensão do sistema. Neste sentido, este trabalho traz uma exposição do sistema de numeração posicional em qualquer base, com apontamentos para a exploração desse conteúdo com professores. Após isso, é exposto uma pesquisa bibliográfica feita a respeito da representação dos números no sistema de numeração posicional, as operações básicas, a conversão entre bases e métodos de ensino, abordando a Teoria de Van Hiele e o Método Montessori. Seu objetivo é reunir, em um único material, as informações relevantes para o professor que ensina sistemas de numeração e suas operações, possibilitando reflexões que visam melhorias nas metodologias de ensino. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1728391480751718 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gneri, Paula Olga | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8775603192942436 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Begiato, Rodolfo Gotardi | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3178133850345111 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Begiato, Rodolfo Gotardi | - |
dc.contributor.referee2 | Kitani, Patrícia Massae | - |
dc.contributor.referee3 | Clímaco, Humberto Assis | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | pt_BR |
dc.subject.capes | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CT_PROFMAT_M_Ramos, Pamela Jéssika Balotin_2019.pdf | 8,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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