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Título: Sexualidade e campesinidade: percepções e vivências de jovens em escola do campo no sudoeste do Paraná
Título(s) alternativo(s): Sexuality and campesinity: perceptions and life experiences of young people in school of the field in the southwest of Paraná
Autor(es): Belusso, Andréia
Orientador(es): Pontarolo, Edilson
Palavras-chave: Juventude
Camponeses
Sexo
Youth
Peasants
Sex
Data do documento: 20-Mai-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BELUSSO, Andréia. Sexualidade e campesinidade: percepções e vivências de jovens em escola do campo no sudoeste do Paraná. 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: Esta pesquisa buscou apresentar algumas reflexões sobre a dimensão da sexualidade no campo, delineando inquietações sobre quais são os saberes e práticas que os jovens estudantes de uma escola do campo do Sudoeste do Paraná (des)constroem e acionam para viver sua sexualidade. No que concerne a literatura especializada, há pouco enfoque sobre as percepções e vivências da sexualidade em contextos vinculados às atividades no campo ou em áreas não-urbanas. Metodologicamente, este trabalho é realizado em um Colégio Estadual do Campo do Sudoeste Paranaense. A coleta de dados se deu por meio de Grupo Focal e a interpretação dos dados foi baseada na análise de conteúdo de acordo com recomendações para pesquisas que utilizam o Grupo Focal e a abordagem qualitativa. As jovens e os jovens que participaram deste estudo revelaram aspectos significativos que marcam de forma intensa o processo de constituição de suas sexualidades no meio em que vivem. Procuramos fazer uma reflexão sobre como as significações de gênero estão presentes no trabalho, nas casas, nas coisas, nas instituições, nos valores, nas relações sociais desse meio extrapolando o nível das ações sexuadas. Os jovens do rural do Sudoeste ainda constituem suas identidades a partir da existência de um padrão assimétrico nas relações de gênero. Desigualdade que ainda naturaliza a dupla jornada de trabalho das mulheres entre a casa e a roça. Desigualdades que naturalizam as restrições a livre circulação das mulheres em alguns espaços sociais. Outro ponto que surgiu em nossa investigação foi a influência de instituições socializadoras, como a família, a escola e a igreja nas práticas e concepções e na construção da sexualidade desses jovens. Constituindo o corpus principal da pesquisa descrevemos como esse rural se compõe por corpos constituídos de desejos, afetos, vivências sexuais e corpos que fogem a norma heteronormativa.
Abstract: This research sought to present some reflections about the dimension of sexuality in rural space, outlining concerns about what are the knowledge and practices that the young students of a school in the Southwest of Paraná construct/deconstruct and activate to live their sexuality. The specialized literature does not focus on the perceptions and experiences of sexuality in contexts linked to activities in the field or in non-urban areas. The research locus was a state high school located in Southwest Paraná. According to a qualitative approach, the data collection process employed Focus Group interviews whose data interpretation applied the content analysis technique. The young women and girls who participated in this study revealed significant aspects that marked the intense process of the constitution of their sexualities in the environment in which they live. We seek to reflect on how the meanings of gender are present in work, in homes, in things, in institutions, in values, in social relations in this way, by extrapolating the level of sexual actions. Young people from rural Southwest still constitute their identities from the existence of an asymmetric pattern in gender relations. The inequality that still naturalizes the double working day of women between the home and the farm. Inequalities that naturalize restrictions on the free movement of women in some social spaces. Another issue that emerged in our investigation was the influence of socializing institutions such as the family, school, and church on the practices and conceptions and the construction of the sexuality of these young people. As the main corpus of the research, we describe how this rural is composed of bodies composed of desires, affections, sexual experiences and bodies that escape the heteronormative norm.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4299
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