Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4291
Título: | Movimento da matemática moderna - de onde veio, qual foi o resultado? |
Título(s) alternativo(s): | Modern mathematics reform movement - where did it come about? what is the result? |
Autor(es): | Nielsen Junior, Kurt |
Orientador(es): | Begiato, Rodolfo Gotardi |
Palavras-chave: | Bourbaki, Nicolas Kline, Morris, 1908-1992 Matemática - Estudo e ensino - História Matemática - Brasil - Histório - Sec. XX Matemática - Filosofia Professores de matemática Prática de ensino Livros didáticos - Matemática Matemática Mathematics - Study and teaching - History Mathematics - Brasiel - History - 20th century Mathematics - Philosophy Mathematics teachers Student teaching Textbooks Mathematics Mathematics |
Data do documento: | 10-Mai-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | NIELSEN JUNIOR, Kurt. Movimento da matemática moderna - de onde veio, qual foi o resultado?. 2019. 48 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | Neste trabalho, estuda-se a origem e o desenvolvimento do chamado Movimento Matemática Moderna que teve seu ápice entre os anos de 1960 a 1990. O trabalho inicia com uma revisão histórica da matemática de modo geral, mas com ênfase no grupo Francês Bourbaki, com a finalidade de mostrar que as transformações na matemática e na sua filosofia de ensino são motivadas por questões inerentes à sociedade nas quais os seus atores estão inseridos. A seguir, passa-se a avaliar como o trabalho do grupo Bourbaki influenciou o maior movimento de reformulação de ensino de matemática visto na história. Neste sentido, observam-se os processos que desencadearam no movimento e as consequências provocadas, tais como mudanças nos conteúdos dos currículos escolares, nos métodos e objetivos de ensino e que culminou primordialmente na necessidade de formação adequada dos professores de matemática. Por fim, analisam-se os argumentos dos principais críticos e entusiastas do movimento e o impacto que o movimento teve na confecção de livros didáticos para as escolas brasileiras. |
Abstract: | In this work, we study the global Mathematics Modern reform Movement that reached its peak between the years of 1960 and 1990. It begins with a historical review of Math and enphatizes de work of french group Bourbaki. We intends show that Mathematics and in mathematics teaching are motivated by inherent factors of society. Next, we explored the influence of Bourbaki group influenced the greatest mathematics teaching reform movement. We observed the processes and the consequences, such as changes in the contents of school curriculum, in the methods and learning objectives and the necessity of an adequated training to mathematic teachers. At end, we analized arguments from critics and enthusiasts of this educational reform movemente and examined the impact of this movement on brazilian text books for basic and secundary education. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4291 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PROFMAT_M_Nielsen Junior, Kurt_2019.pdf | 35,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.