Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4269
Título: | Explorando geometria com auxílio de flexágonos |
Título(s) alternativo(s): | Exploring geometry with flexagon aid |
Autor(es): | Hirt, William John |
Orientador(es): | Kitani, Patrícia Massae |
Palavras-chave: | Geometria - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino Polígonos - Estudo e ensino Topologia Origami Trabalhos em papel Matemática Geometry - Study and teaching Mathematics - Study and teaching Polygons - Study and teaching Topology Origami Paper work Mathematics |
Data do documento: | 24-Mai-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | HIRT, William John. Explorando geometria com auxílio de flexágonos. 2019. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é propor atividades didáticas que utilizam flexágonos como material concreto para o ensino de Geometria no Ensino Fundamental, pois verificamos que este objeto ainda é pouco usado nas salas de aula brasileiras e a literatura em português sobre estes dispositivos é escassa. Os flexágonos são dispositivos maleáveis com formato de um polígono regular, são feitos através de dobraduras (e uma colagem) em uma tira de papel, e destacam-se por serem dispositivos intrigantes que atraem a curiosidade dos alunos, motivando-os a participar do processo de aprendizagem de forma ativa. Das quatro atividades propostas neste trabalho, duas foram aplicadas em sala de aula e o relato destas aplicações também é apresentado. Além disso, o trabalho traz a construção detalhada (com ilustrações) de cinco tipos de flexágonos e explica o processo de manipulação destes dispositivos. Tais construções podem ser úteis tanto para a execução das atividades propostas neste trabalho, quanto para outras atividades envolvendo flexágonos. |
Abstract: | The aim of this work is to propose didactic activities that use flexagons as concrete material for the teaching of Geometry in Elementary School, since we verified that this object is not commonly used in the Brazilian classrooms and the literature in Portuguese of these devices is scarce. Flexagons stand out as intriguing devices that attract students’ curiosity, motivating them to participate in the learning process in an active way. Two of the four activities proposed in this study were applied in the classroom and the report of these applications is also presented. Moreover, the work brings the detailed construction (with illustrations) of five types of flexagons and explains the process of manipulation of these devices. Such constructions may be useful both for the execution of the proposed activities in this work and for other activities involving flexagons. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4269 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PROFMAT_M_Hirt, William John_2019.pdf | 4,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.