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dc.creatorPereira, Sergio Torlai-
dc.date.accessioned2019-07-29T19:22:17Z-
dc.date.available2019-07-29T19:22:17Z-
dc.date.issued2019-06-03-
dc.identifier.citationPEREIRA, Sergio Torlai. A pedagogia freireana e o pensamento latino americano em ciência, tecnologia e sociedade para a superação da invasão cultural em busca da síntese cultural. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4263-
dc.descriptionAcompanha: Repensando o ensino de ciências: reflexões e práticas para um ensino de ciências dialógicopt_BR
dc.description.abstractThis research intends to denounce the expression of cultural invasion and announce possibilities of the cultural synthesis in science teaching, combining theory and practice. To do so, we refer to the following: Paulo Freire’s pedagogy, George Snyders’ critical formulations about the school and the Latin American Thought in Science, Technology and Society authors. We characterize science teaching as cultural synthesis based, poiting out that dialogicity, present since the defintion of the curriculum, through thematic investigation, is a central element. We analyze two experiences in which we conducted thematical investigations with the students. The first was conducted in a public school of Curitiba, in which we couldn’t obtain a generator theme due to some factors. It was relevant to reorganize the second experience, conducted at the Instituto Federal de Santa Catarina, campus Garopaba, in which we made a thematical web and lead a research project over Garopaba and Imbituba environmental problems. By the end of the process, the students presented seminars and wrote about the investigation. The data was analyzed through discursive textual analysis, leading us to categories that indicate both culturar synthesis and invasion were present in the educational process. We also noticed that the students see themselves as protagonists, noticing limit-situations of the inhabitans of the regions and reaching out for the public Power to deepen their understanding. Despite this, we notice their dificulty in putting themselves as protagonists of the untested feasible. This results points out that the culturar synthesis was partially achieved. To surpass this limitation, is necessary the colective action of teachers and researchers inserted in the class struggle.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectCurrículos - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAculturaçãopt_BR
dc.subjectDialogismo (Análise literária)pt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectProfessores de ciênciapt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectEducation - Philosophypt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.subjectEducational sociologypt_BR
dc.subjectCurriculum evaluationpt_BR
dc.subjectAcculturationpt_BR
dc.subjectDialogism (Literary analysis)pt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectScience teacherspt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.titleA pedagogia freireana e o pensamento latino americano em ciência, tecnologia e sociedade para a superação da invasão cultural em busca da síntese culturalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga como o ensino de ciências pode contribuir para a superação da invasão cultural, atuando numa perspectiva de síntese cultural. Para tal, utiliza como referenciais teóricos a pedagogia Freireana, o Pensamento Latino Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade e a crítica sociológica de George Snyders. Dessa forma, delineiase uma proposta de encaminhamento metodológico para o ensino de ciências calcada na dialogicidade e em um currículo que tem como ponto de partida a investigação temática. São analisadas duas vivências pedagógicas nas quais a investigação temática ocorreu em conjunto com os estudantes. Na primeira, realizada em uma escola pública de Curitiba, foram identificados alguns fatores que dificultaram a delimitação de um tema gerador. Esses fatores se mostraram importantes para reorientar a segunda vivência, que foi realizada no Instituto Federal de Santa Catarina, campus Garopaba na qual se construiu uma rede temática e se desenvolveu, em conjunto com os estudantes, um projeto de investigação sobre problemas ambientais de Garopaba e Imbituba. Ao final do processo, os educandos apresentaram seminários e escreveram textos sobre a experiência educativa, materiais que foram examinados por meio da análise textual discursiva, possibilitando, com isso, a identificação de categorias para evidenciar a presença da síntese e da invasão cultural no processo educativo, manifestadas nos discursos dos estudantes. No decorrer da vivência pedagógica, percebe-se que os estudantes se colocam como protagonistas, até mesmo percebendo as situações-limite dos moradores das regiões investigadas. Apesar disso, nota-se que os alunos apresentam dificuldades de se colocarem como sujeitos do inédito-viável – propósito do processo dialógico-problematizador. Por fim, percebe-se clara a necessidade de promoção de uma permanente ação coletiva para a formação de educadores e pesquisadores que se engajem em processos que visem a superação das limitações resultantes das tensões entre as classes ou das relações de submissão de opressores sobre oprimidos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0013810763947313pt_BR
dc.contributor.advisor1Lambach, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1982143039494456pt_BR
dc.contributor.referee1Lambach, Marcelo-
dc.contributor.referee2Sutil, Noemi-
dc.contributor.referee3Silva, Antônio Fernando Gouvêa da-
dc.contributor.referee4Gehlen, Simoni Tormohlen-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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