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dc.creatorSantos, Ezequias da Silva-
dc.date.accessioned2019-07-26T11:38:26Z-
dc.date.available2019-07-26T11:38:26Z-
dc.date.issued2019-05-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Ezequias da Silva. Aspectos de uma estética da negação na poesia de Camilo Pessanha. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4247-
dc.description.abstractThis work aims to present the concept of negation as a way of reading for the poetic work of the Portuguese writer Camilo Pessanha. Initially, we will discuss the concept of denial in different levels (psychological, discursive, and philosophical), constructing our discourse on the terrain of the denial as a philosophical worldview. Secondly, we will turn our attention to central questions that guide and ground the work of Camilo Pessanha in the decadent and the symbolist terrain: How to be in the world? How to position yourself in front of the variety of the world? How to be in the language? With what language to be in the language? In this sense, we aim to answer these questions from reflections on the poetry of Camilo Pessanha, highlighting the fin de siècle Decadentism. Still under the prism of negation, we will draw an analysis on the poems “Paisagens de Inverno” (I and II) in an attempt to approach the concept of scenario, applied by Fernando Pessoa in his poetic work, as a reflection of the negative / melancholic environment inherent in the two poems mentioned above. Moving to the core of the problem of negation, we will analyze the poems "Inscrição" and "Poema final", being, this analysis, anchored in Martin Heidegger's philosophical perspectives implied in the work Being and Time (1927), Jean-Paul Sartre perspectives in Being and Nothingness (1943) and Arthur Schopenhauer in The World as Will and Representation (1819). Since the considerations of literary critics concerning to the sense of negation present in the Fin de siècle poetry, we will study the rejection of the world and the existence of thought as manifestations of the nothingness in Camilo Pessanha’s poetry.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstética na literaturapt_BR
dc.subjectPoesia portuguesapt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectAesthetics in literaturept_BR
dc.subjectPortuguese poetrypt_BR
dc.subjectLanguage and languagespt_BR
dc.subjectLiterature, Comparativept_BR
dc.titleAspectos de uma estética da negação na poesia de Camilo Pessanhapt_BR
dc.title.alternativeAspects of an aesthetic of the negation in the poetry of Camilo Pessanhapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO propósito deste trabalho é apresentar o que chamamos de estética da negação como uma via de leitura para obra poética do escritor português Camilo Pessanha. Em um primeiro momento, iremos discutir o conceito de negação em diferentes esferas (psicológica, discursiva e filosófica), vindo a construir essa investigação no terreno da negação enquanto cosmovisão filosófica. Em um segundo momento, voltaremos nossa atenção para questões centrais que norteiam e embasam a obra de Pessanha no terreno decadentista/simbolista: Como estar no mundo? Como posicionar-se frente à variedade do mundo? Como estar na linguagem? Com que linguagem estar na linguagem? Nesse sentido, almejamos responder a essas perguntas a partir de reflexões sobre a poesia de Camilo Pessanha, pondo em evidência o decadentismo fin de siècle. Ainda no tocante à negação, traçaremos uma análise sobre os poemas Paisagens de inverno (I e II) numa tentativa de aproximar o conceito de paisagem, aplicado por Fernando Pessoa em sua obra poética, como reflexo do ambiente negativo/melancólico inerente aos dois poemas supracitados. Caminhando para o cerne da problemática da negação, analisaremos os poemas “Inscrição” e “Poema final”, estando essa análise ancorada nas perspectivas filosóficas de Martin Heidegger em Ser e tempo (1927), Jean-Paul Sartre em O ser e o Nada (1943) e Arthur Schopenhauer em O mundo como vontade e representação (1819). A partir das ponderações dos críticos literários concernentes ao sentido da negação presente na poesia finissecular, iremos estudar a rejeição do mundo e da existência do pensamento como manifestações do nada na poética de Camilo Pessanha.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4866558130039514pt_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Rodrigo Alexandre de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2418720298254006pt_BR
dc.contributor.referee1Xavier, Rodrigo Alexandre de Carvalho-
dc.contributor.referee2Camilotti, Camila Paula-
dc.contributor.referee3Stankiewicz, Mariese Ribas-
dc.contributor.referee4Gomes, Rafael Santana-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
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