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dc.creatorBrito, Willian Henrique de-
dc.date.accessioned2019-07-24T14:58:53Z-
dc.date.available2019-07-24T14:58:53Z-
dc.date.issued2019-03-26-
dc.identifier.citationBRITO, Willian Henrique de. A modelagem matemática como estratégia de ensino e uma proposta para a abordagem de problemas reais via ajuste de curvas. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4230-
dc.description.abstractIn this work, we make a brief rescue of the main facts that influenced the teaching of Mathematics in Brazilian schools during the twentieth century and the beginning of the twenty-first century. We highlight the potential of modeling activities to provide more reflective and contextualized learning and present different ways of conceiving and practicing mathematical modeling. We introduce the theme of curve fitting using the approximation method Least Squares for the particular case of polynomial functions and we propose a methodological approach of this resource in high school classes. We present an example of modeling activity in an interdisciplinary perspective in which curves fitting is naturally contemplated and foments the recognition of Mathematics as an important instrument of reasoning, representation, communication and argumentation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectMínimos quadradospt_BR
dc.subjectPolinômiospt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subjectCurvaspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectLeast squarespt_BR
dc.subjectPolynomialspt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledgept_BR
dc.subjectCurvespt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleA modelagem matemática como estratégia de ensino e uma proposta para a abordagem de problemas reais via ajuste de curvaspt_BR
dc.title.alternativeMathematical modeling as a teaching strategy and a proposal for a real problem approach through curve fittingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, fazemos um breve resgate dos principais fatos que influenciaram o ensino da Matemática nas escolas brasileiras no decorrer do século XX e início do século XXI. Destacamos o potencial das atividades de modelagem para proporcionar uma aprendizagem mais reflexiva e contextualizada e apresentamos diferentes formas de se conceber e praticar a modelagem matemática. Introduzimos o tema ajuste de curvas usando o método de aproximação Mínimos Quadrados para o caso particular de funções polinomiais e propomos um encaminhamento para a abordagem deste recurso em turmas do Ensino Médio. Apresentamos ainda um exemplo de atividade de modelagem numa perspectiva interdisciplinar em que o ajuste de curvas é naturalmente contemplado e favorece o reconhecimento da Matemática como um importante instrumento de raciocínio, representação, comunicação e argumentação.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2697037362985014pt_BR
dc.contributor.advisor1Hess, Patricia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7056578508784145pt_BR
dc.contributor.referee1Hess, Patricia-
dc.contributor.referee2Saito, Olga Harumi-
dc.contributor.referee3Dias, David Pires-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
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