Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4230
Título: | A modelagem matemática como estratégia de ensino e uma proposta para a abordagem de problemas reais via ajuste de curvas |
Título(s) alternativo(s): | Mathematical modeling as a teaching strategy and a proposal for a real problem approach through curve fitting |
Autor(es): | Brito, Willian Henrique de |
Orientador(es): | Hess, Patricia |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Modelos matemáticos Mínimos quadrados Polinômios Abordagem interdisciplinar do conhecimento Curvas Matemática Mathematics - Study and teaching Mathematical models Least squares Polynomials Interdisciplinary approach to knowledge Curves Mathematics |
Data do documento: | 26-Mar-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | BRITO, Willian Henrique de. A modelagem matemática como estratégia de ensino e uma proposta para a abordagem de problemas reais via ajuste de curvas. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | Neste trabalho, fazemos um breve resgate dos principais fatos que influenciaram o ensino da Matemática nas escolas brasileiras no decorrer do século XX e início do século XXI. Destacamos o potencial das atividades de modelagem para proporcionar uma aprendizagem mais reflexiva e contextualizada e apresentamos diferentes formas de se conceber e praticar a modelagem matemática. Introduzimos o tema ajuste de curvas usando o método de aproximação Mínimos Quadrados para o caso particular de funções polinomiais e propomos um encaminhamento para a abordagem deste recurso em turmas do Ensino Médio. Apresentamos ainda um exemplo de atividade de modelagem numa perspectiva interdisciplinar em que o ajuste de curvas é naturalmente contemplado e favorece o reconhecimento da Matemática como um importante instrumento de raciocínio, representação, comunicação e argumentação. |
Abstract: | In this work, we make a brief rescue of the main facts that influenced the teaching of Mathematics in Brazilian schools during the twentieth century and the beginning of the twenty-first century. We highlight the potential of modeling activities to provide more reflective and contextualized learning and present different ways of conceiving and practicing mathematical modeling. We introduce the theme of curve fitting using the approximation method Least Squares for the particular case of polynomial functions and we propose a methodological approach of this resource in high school classes. We present an example of modeling activity in an interdisciplinary perspective in which curves fitting is naturally contemplated and foments the recognition of Mathematics as an important instrument of reasoning, representation, communication and argumentation. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4230 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PROFMAT_M_Brito, Willian Henrique de_2019.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.