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dc.creatorTeixeira, Marcélia Picolotto da Silva-
dc.date.accessioned2019-07-19T18:26:06Z-
dc.date.available2019-07-19T18:26:06Z-
dc.date.issued2018-05-02-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Marcélia Picolotto da Silva. Detecção de comunidades em grafos. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Profissional em Matmática em Rede Nacional ) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4206-
dc.description.abstractIn this work we present the minimum cut method for the detection of communities in graphs, we illustrate the method with examples and we propose an work routine such that the math teacher could apply communities detection activity for high school students, where it is up to them to detect communities in graphs that represent networks of their daily lives. In the proposed method and activities the matrix subject is treated in a unusual way, not associated with the resolution of linear systems, applying eigenvalues and eigenvectors.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTeoria dos grafospt_BR
dc.subjectÁlgebra lienarpt_BR
dc.subjectMatrizes (Matemática)pt_BR
dc.subjectAutovalorespt_BR
dc.subjectAutovetorespt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino e estudopt_BR
dc.subjectGraph theorypt_BR
dc.subjectAlgebras, Linearpt_BR
dc.subjectMatricespt_BR
dc.subjectEigenvaluespt_BR
dc.subjectEigenvectorspt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleDetecção de comunidades em grafospt_BR
dc.title.alternativeDetection of communities in graphspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos o método do corte mínimo para a detecção de comunidades em grafos, ilustramos o método com exemplos e propomos um roteiro de trabalho, para a aplicação desse método pelo professor de matemática. O objetivo desse roteiro é que o professor seja capaz de implementar uma sequência de aulas com conteúdos abordados de forma não usual no Ensino Médio, em que caberá aos estudantes detectar comunidades em grafos que representem redes de seu interesse. No método e nas atividades propostas o conteúdo de matrizes é tratado de uma forma diferente da usual, sem associação a resolução de sistemas lineares, usando autovalores e autovetores.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4800773537621160pt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, João Luis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2719190119956611pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, João Luis-
dc.contributor.referee2Probst, Wilhelm-
dc.contributor.referee3Eidam, José Carlos Corrêa-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
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