Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4203
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Birbeire, Wagner Nagib de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-19T16:47:13Z | - |
dc.date.available | 2019-07-19T16:47:13Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-10 | - |
dc.identifier.citation | BIRBEIRE, Wagner Nagib de Souza. A ciência no olhar do Design: quer que eu desenhe?. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4203 | - |
dc.description | Acompanha: Design e Ciência | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims at establishing connections between the areas of teaching and design. Design constitutes an independent and interdisciplinary field and provides visions and tools that can improve teaching, especially in the sciences. Information and communication technologies (ICT), didactic transposition and design theories constitute the theoretical and methodological basis of the work. Emphasis is given to graphic images as elements of illustration and translation of scientific thinking, including research works that represent the state of the art in the area of biology carried out within the Oswaldo Cruz Foundation (Fiocruz-PR). It is intended that these materials serve to increase the impact and visibility of academic work (articles and scientific presentations) and, at the same time, constitute references to diverse levels of education: higher and postgraduate education, the secondary level and; in addition, science outreach. It aims at connecting university, research institute and school together with establishing connections between researchers, teachers and students. A series of “scientific schemes” were developed and analyzed as teaching objects that link the production of high level knowledge to multiple school realities. The developed product presents the use of design tools so that they can be used by teachers to improve their classroom activities. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Desenho (Projetos) | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
dc.subject | Educação - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Imagens como recursos de informação | pt_BR |
dc.subject | Multimídia interativa | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Serviços de informação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinary approach in education | pt_BR |
dc.subject | Education - Methodology | pt_BR |
dc.subject | Teachers - Formation | pt_BR |
dc.subject | Student teaching | pt_BR |
dc.subject | Pictures as information resources | pt_BR |
dc.subject | Interactive multimedia | pt_BR |
dc.subject | Science - Information service | pt_BR |
dc.subject | Information technology | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.title | A ciência no olhar do Design: quer que eu desenhe? | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo estabelecer vínculos e ligações entre as áreas de ensino e design. O design enquanto campo independente e interdisciplinar apresenta visões e ferramentas que podem ser importantes quando aplicados no ensino, em especial o ensino de ciências. Do ponto de vista teórico-metodológico, são utilizados os referenciais: tecnologias de informação e comunicação (TIC), Transposição Didática e teorias do design. Ênfase é dada às imagens gráficas enquanto elementos de ilustração e tradução do pensamento científico, incluindo trabalhos de pesquisa que representam o estado da arte na área de biologia realizados no âmbito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-PR). Pretende-se que estes materiais sirvam para aumentar o impacto e visibilidade do trabalho acadêmico (artigos e apresentações científicas) e, ao mesmo tempo, constituam referências para o ensino em nível superior e pós-graduação, mas também em nível médio e em atividades de divulgação científica, conectando universidade, instituto de pesquisa e escola e estabelecendo conexões entre pesquisadores, professores e estudantes. São desenvolvidos e analisados trabalhos de design científico – esquemas científicos – enquanto objetos de ensino que estabelecem uma ligação entre a produção do conhecimento de alto nível e múltiplas realidades escolares. O produto desenvolvido apresenta o uso de ferramentas do design de maneira a que possam ser utilizadas por professores para incrementar suas atividades em sala de aula. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5099179610804168 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bezerra Júnior, Arandi Ginane | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7811492311173264 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bezerra Junior, Arandi Ginane | - |
dc.contributor.referee2 | Gonzalez, Carlos Eduardo Fortes | - |
dc.contributor.referee3 | Muñiz, Bruno Dallagiovanna | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGFCET_M_Birbeire, Wagner Nagib de Souza_2018.pdf | 5,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
CT_PPGFCET_M_Birbeire, Wagner Nagib de Souza_2018_1.zip | 12,19 MB | Unknown | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons