Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4203
Título: A ciência no olhar do Design: quer que eu desenhe?
Autor(es): Birbeire, Wagner Nagib de Souza
Orientador(es): Bezerra Júnior, Arandi Ginane
Palavras-chave: Desenho (Projetos)
Ciência - Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Educação - Metodologia
Professores - Formação
Prática de ensino
Imagens como recursos de informação
Multimídia interativa
Ciência - Serviços de informação
Tecnologia da informação
Tecnologia educacional
Design
Science - Study and teaching
Interdisciplinary approach in education
Education - Methodology
Teachers - Formation
Student teaching
Pictures as information resources
Interactive multimedia
Science - Information service
Information technology
Educational technology
Data do documento: 10-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BIRBEIRE, Wagner Nagib de Souza. A ciência no olhar do Design: quer que eu desenhe?. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo estabelecer vínculos e ligações entre as áreas de ensino e design. O design enquanto campo independente e interdisciplinar apresenta visões e ferramentas que podem ser importantes quando aplicados no ensino, em especial o ensino de ciências. Do ponto de vista teórico-metodológico, são utilizados os referenciais: tecnologias de informação e comunicação (TIC), Transposição Didática e teorias do design. Ênfase é dada às imagens gráficas enquanto elementos de ilustração e tradução do pensamento científico, incluindo trabalhos de pesquisa que representam o estado da arte na área de biologia realizados no âmbito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-PR). Pretende-se que estes materiais sirvam para aumentar o impacto e visibilidade do trabalho acadêmico (artigos e apresentações científicas) e, ao mesmo tempo, constituam referências para o ensino em nível superior e pós-graduação, mas também em nível médio e em atividades de divulgação científica, conectando universidade, instituto de pesquisa e escola e estabelecendo conexões entre pesquisadores, professores e estudantes. São desenvolvidos e analisados trabalhos de design científico – esquemas científicos – enquanto objetos de ensino que estabelecem uma ligação entre a produção do conhecimento de alto nível e múltiplas realidades escolares. O produto desenvolvido apresenta o uso de ferramentas do design de maneira a que possam ser utilizadas por professores para incrementar suas atividades em sala de aula.
Abstract: This work aims at establishing connections between the areas of teaching and design. Design constitutes an independent and interdisciplinary field and provides visions and tools that can improve teaching, especially in the sciences. Information and communication technologies (ICT), didactic transposition and design theories constitute the theoretical and methodological basis of the work. Emphasis is given to graphic images as elements of illustration and translation of scientific thinking, including research works that represent the state of the art in the area of biology carried out within the Oswaldo Cruz Foundation (Fiocruz-PR). It is intended that these materials serve to increase the impact and visibility of academic work (articles and scientific presentations) and, at the same time, constitute references to diverse levels of education: higher and postgraduate education, the secondary level and; in addition, science outreach. It aims at connecting university, research institute and school together with establishing connections between researchers, teachers and students. A series of “scientific schemes” were developed and analyzed as teaching objects that link the production of high level knowledge to multiple school realities. The developed product presents the use of design tools so that they can be used by teachers to improve their classroom activities.
Descrição: Acompanha: Design e Ciência
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4203
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Birbeire, Wagner Nagib de Souza_2018.pdf5,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Birbeire, Wagner Nagib de Souza_2018_1.zip12,19 MBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons