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Título: Crowdsourcing: os fatores motivacionais envolvidos na participação dos indivíduos e os tipos de plataformas
Título(s) alternativo(s): Crowdsourcing: the motivational factors involved in the participation of individuals and the types of plataforms
Autor(es): Vianna, Fernando Ressetti Pinheiro Marques
Orientador(es): Peinado, Jurandir
Palavras-chave: Web 2.0 (Sistema de recuperação da informação)
Comunicações digitais
Interação homem-máquina
Motivação no trabalho
Percepção
Desenvolvimento organizacional
Inteligência coletiva
Taxonomia numérica
Administração - Inovações tecnológicas
Web 2.0
Digital communications
Human-computer interation
Employee motivation
Perception
Organizational change
Swarm intelligence
Numerical taxonomy
Management - Technological innovations
Data do documento: 8-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VIANNA, Fernando Ressetti Pinheiro Marques. Crowdsourcing: os fatores motivacionais envolvidos na participação dos indivíduos e os tipos de plataformas. 2018. 154 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Atualmente vive-se em um cenário onde os novos modelos de negócios, oriundos das tecnologias desenvolvidas ao longo dos anos, transformam a participação do consumidor no processo produtivo, deixando para trás um posicionamento passivo, e passando a atuar diretamente em decisões relacionadas à pesquisa e desenvolvimento nas organizações. As novas tecnologias oriundas da evolução digital e a maior velocidade da Internet permitem tanto às organizações contarem com informações advindas diretamente do seu consumidor, quanto aos próprios indivíduos auxiliarem e fomentarem outros consumidores com informações antes exclusivas das organizações. Essa capacidade dos indivíduos vem sendo explorada pelas organizações, que contam com uma inteligência advinda da multidão ou da coletividade, a fim de solucionar problemas, buscar indicações sobre produtos, solucionar desafios, entre outros. A tal fenômeno este trabalho chamará de crowdsourcing. Neste sentido o presente trabalho buscou compreender os fatores de crowdsourcing: i) características das atividades desempenhadas por meio de plataformas digitais, utilizadas como meio para a captação dos inputs dos indivíduos; e ii) os fatores motivacionais envolvidos na decisão dos indivíduos em participar deste modelo de interação. Para em seguida analisar se é possível estabelecer uma relação entre as características das plataformas e os fatores motivacionais. O trabalho utilizou as metodologias qualitiva e quantitativa. A etapa qualitativa foi desenvolvida por meio de duas revisões sistemáticas de literatura, que buscaram, na primeira revisão, apresentar os tipos de atividades desenvolvidas pelos indivíduos junto às plataformas de crowdsourcing, suas características e classificações, e na segunda revisão elencar os fatores motivacionais envolvidos na participação dos indivíduos nas atividades mencionadas. Em seguida a etapa quantitativa se deu por meio da aplicação de um questionário junto a usuários de uma plataforma de serviços de ridesharing, para verificar a influência dos fatores motivacionais na participação dos indivíduos no desempenhado do tipo de atividades de crowdevaluation e microtarefa. Na quarta etapa do trabalho é apresentado um levantamento de estudos de casos de crowdsourcing, identificando os possíveis fatores motivacionais envolvidos nas práticas de crowdsourcing, assim como os objetivos das plataformas e tipos de atividades. Por fim, o último capítulo do trabalho analisa todas as plataformas que utilizam crowdsourcing e que foram citadas nos trabalhos que compuseram os capítulos dois, três e cinco do presente trabalho, avaliando os objetivos das plataformas, os tipos de atividadesdesempenhadas e os fatores motivacionais envolvidos, para buscar relações entre os fatores de crowdsourcing.
Abstract: Nowadays, we are living in a scenario where new business models, derived from the technologies developed over the years, transform the consumer's participation in the productive process, leaving behind a passive positioning, and starting to act directly in decisions related to research and organizations. New technologies from the digital evolution and the greater speed of the Internet allow both organizations to have information coming directly from their consumers, and the individuals themselves to help and foster other consumers with information previously unique to organizations. This ability of individuals is being explored by organizations, which rely on intelligence from the crowd or the community, in order to solve problems, seek indications about products, solve challenges, and more. To such a phenomenon this work will call crowdsourcing. In this sense, the present work sought to understand the crowdsourcing factors: i) characteristics of the activities performed through digital platforms, used as a means to capture the inputs of individuals; and ii) the motivational factors involved in the decision of individuals to participate in this interaction model. In order to analyze if it is possible to establish a relation between the characteristics of the platforms and the motivational factors. The work used the qualitative and quantitative methodologies. The qualitative step was developed through two systematic reviews of literature, which sought, in the first review, to present the types of activities developed by the individuals in the crowdsourcing platforms, their characteristics and classifications, and in the second review, to list the motivational factors involved in participation in the mentioned activities. Then, the quantitative step was carried out through the application of a questionnaire to users of a ridesharing service platform to verify the influence of motivational factors on the participation of individuals in the type of crowdevaluation and microtasking activities. In the fourth stage of the work is presented a survey of case studies of crowdsourcing, identifying the possible motivational factors involved in crowdsourcing practices, as well as the objectives of the platforms and types of activities. Finally, the last chapter of the paper analyzes all the platforms that use crowdsourcing and that were cited in the works that composed chapters two, three and five of the present study, evaluating the objectives of the platforms, the types of activities performed and the motivational factors involved , to search for relations among crowdsourcing factors.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4179
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