Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4154
Título: | Relações de aprendizagem em ambiente virtual imersivo para a formação de operadores no setor elétrico |
Autor(es): | Mancia, Letícia Beraldi |
Orientador(es): | Saavedra Filho, Nestor Cortez |
Palavras-chave: | Ambientes virtuais compartilhados Aprendizagem - Efetividade Realidade virtual Jogos educativos Eletricistas - Formação Educação permanente Energia elétrica - Distribuição - Manutenção e reparos Companhia Paranaense de Energia Elétrica Shared virtual environments Learning - Effectiveness Virtual reality Educational games Electricians, Training of Continuing education Electric power distribution - Maintenance and repair |
Data do documento: | 1-Jul-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MANCIA, Letícia Beraldi. Relações de aprendizagem em ambiente virtual imersivo para a formação de operadores no setor elétrico. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | A pesquisa aqui apresentada teve como objetivo investigar a efetividade de um ambiente de aprendizagem mediado pela tecnologia de realidade virtual. Este ambiente virtual foi desenvolvido para compor parte da formação inicial e continuada de operadores eletricistas que trabalham no setor elétrico, mais especificamente na Copel Geração e Transmissão S/A. A metodologia consistiu em três etapas: O desenvolvimento de Roteiros de Aprendizagem baseados nas teorias de Robert Gagné e Gamificação para a realização de uma atividade de manutenção virtual imersiva. Três momentos de intervenções, onde os operadores puderam vivenciar o ambiente e a tecnologia de realidade virtual mediante a execução da atividade de manutenção virtual proposta e, posteriormente entrevistas com os participantes das atividades. Por meio da Análise Qualitativa do tipo Fenomenológica das entrevistas e dos logs de imersão dos usuários obteve-se resultados significativos em relação à aprendizagem nesse ambiente, possibilitando a identificação e categorização das relações e processos de aprendizagem de acordo referencial teórico utilizado. Os resultados demonstraram que o ambiente produz relações de aprendizagem em seus usuários e é capaz de criar e aperfeiçoar habilidades e competências necessárias para a atuação no setor elétrico. Esta dissertação de mestrado encontra-se no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e de um Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D - ANEEL 6491- 0299/2013) denominado RV2: Tecnologia De Realidade Virtual, Interação Tangível, Computação Pervasiva E Modelos De Simulação Aplicados Ao Treinamento De Manutenção De Redes De Transmissão Em Linha Viva. |
Abstract: | This research aimed to investigate the effectiveness of a learning environment mediated by virtual reality technology. This virtual environment was developed to be part of the initial and ongoing training of electrician operators working in the electric sector, specifically in Copel Geração e Transmissão S/A. The methodology consisted of three stages: a)First of all, in the development of a Learning Guide based on the theories of Robert Gagné and Gamification to perform an immersive virtual maintenance activity; b) Three moments of interventions, where the operators could experience the environment and virtual reality through the technology execution of the proposed virtual maintenance activity and; c) Interviews with the participants of the activities. Through the phenomenological analysis of interviews and users' immersion logs, significant results were obtained regarding learning in this environment, making it possible to identify and categorize relationships and learning processes according to the theoretical framework used. The results demonstrated that the environment produces learning relationships in its users and is capable of creating and improving the skills and competencies required for the electric sector. This dissertation is part of the Postgraduate Program in Technology (PPGTE) of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) and a Research and Development Project (R & D - ANEEL 6491-0299 / 2013) - RV2: Virtual Reality Technology, Tangible Interaction, Computer Models and Perversive Simulation Applied to the Maintenance Training of Live Lines. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4154 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGTE_M_Mancia, Letícia Beraldi_2019.pdf | 4,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.