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dc.creatorMancia, Letícia Beraldi-
dc.date.accessioned2019-07-15T20:51:21Z-
dc.date.available2019-07-15T20:51:21Z-
dc.date.issued2019-07-01-
dc.identifier.citationMANCIA, Letícia Beraldi. Relações de aprendizagem em ambiente virtual imersivo para a formação de operadores no setor elétrico. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4154-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the effectiveness of a learning environment mediated by virtual reality technology. This virtual environment was developed to be part of the initial and ongoing training of electrician operators working in the electric sector, specifically in Copel Geração e Transmissão S/A. The methodology consisted of three stages: a)First of all, in the development of a Learning Guide based on the theories of Robert Gagné and Gamification to perform an immersive virtual maintenance activity; b) Three moments of interventions, where the operators could experience the environment and virtual reality through the technology execution of the proposed virtual maintenance activity and; c) Interviews with the participants of the activities. Through the phenomenological analysis of interviews and users' immersion logs, significant results were obtained regarding learning in this environment, making it possible to identify and categorize relationships and learning processes according to the theoretical framework used. The results demonstrated that the environment produces learning relationships in its users and is capable of creating and improving the skills and competencies required for the electric sector. This dissertation is part of the Postgraduate Program in Technology (PPGTE) of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) and a Research and Development Project (R & D - ANEEL 6491-0299 / 2013) - RV2: Virtual Reality Technology, Tangible Interaction, Computer Models and Perversive Simulation Applied to the Maintenance Training of Live Lines.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subjectAprendizagem - Efetividadept_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEletricistas - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Distribuição - Manutenção e reparospt_BR
dc.subjectCompanhia Paranaense de Energia Elétricapt_BR
dc.subjectShared virtual environmentspt_BR
dc.subjectLearning - Effectivenesspt_BR
dc.subjectVirtual realitypt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectElectricians, Training ofpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectElectric power distribution - Maintenance and repairpt_BR
dc.titleRelações de aprendizagem em ambiente virtual imersivo para a formação de operadores no setor elétricopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA pesquisa aqui apresentada teve como objetivo investigar a efetividade de um ambiente de aprendizagem mediado pela tecnologia de realidade virtual. Este ambiente virtual foi desenvolvido para compor parte da formação inicial e continuada de operadores eletricistas que trabalham no setor elétrico, mais especificamente na Copel Geração e Transmissão S/A. A metodologia consistiu em três etapas: O desenvolvimento de Roteiros de Aprendizagem baseados nas teorias de Robert Gagné e Gamificação para a realização de uma atividade de manutenção virtual imersiva. Três momentos de intervenções, onde os operadores puderam vivenciar o ambiente e a tecnologia de realidade virtual mediante a execução da atividade de manutenção virtual proposta e, posteriormente entrevistas com os participantes das atividades. Por meio da Análise Qualitativa do tipo Fenomenológica das entrevistas e dos logs de imersão dos usuários obteve-se resultados significativos em relação à aprendizagem nesse ambiente, possibilitando a identificação e categorização das relações e processos de aprendizagem de acordo referencial teórico utilizado. Os resultados demonstraram que o ambiente produz relações de aprendizagem em seus usuários e é capaz de criar e aperfeiçoar habilidades e competências necessárias para a atuação no setor elétrico. Esta dissertação de mestrado encontra-se no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e de um Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D - ANEEL 6491- 0299/2013) denominado RV2: Tecnologia De Realidade Virtual, Interação Tangível, Computação Pervasiva E Modelos De Simulação Aplicados Ao Treinamento De Manutenção De Redes De Transmissão Em Linha Viva.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1209002151826030pt_BR
dc.contributor.advisor1Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1046967561370777pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9516464037261848pt_BR
dc.contributor.referee1Lima Filho, Domingos Leite-
dc.contributor.referee2Godoi, Walmor Cardoso-
dc.contributor.referee3Geus, Klaus de-
dc.contributor.referee4Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
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