Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4124
Título: | A utilização da tecnologia mobile no ensino de dinâmica |
Título(s) alternativo(s): | The use of mobile technology in dynamics teaching |
Autor(es): | Freire, Alberto de Paula |
Orientador(es): | Batista, Michel Corci |
Palavras-chave: | Física Dinâmica Software Telefone celular Physics Dynamics Computer software Cell phones |
Data do documento: | 1-Nov-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | FREIRE, Alberto de Paula. A utilização da tecnologia mobile no ensino de dinâmica. 2018. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018. |
Resumo: | Este trabalho objetivou produzir, implementar e avaliar um software no formato de game, sobre a temática Leis de Newton e suas aplicações, em uma turma do Primeiro Ano do Ensino Médio. O software (game) foi desenvolvido utilizando a linguagem Javascript, visto que esta seria a linguagem mais adequada para elaboração deste produto, por ser uma plataforma acessível para navegação na internet e pelo acesso em aparelhos mobile. Nosso trabalho teve um caráter qualitativo e para se coletar os dados, utilizou-se de dinâmica de gestos com os braços e quadros de desempenho do software produzido pelo professor/pesquisador. A pesquisa envolveu 45 alunos do Ensino Médio de uma instituição particular da cidade de Paranavaí, Paraná. Nossos resultados permitem inferir que ouve uma participação efetiva dos alunos em todas as etapas da atividade, bem como uma motivação para o trabalho em pequenos grupos, visto que isso não é muito comum principalmente na rede privada de ensino, nossos resultados ainda nos permitem inferir que os alunos apresentaram indícios de aprendizagem visto que um número expressivo de alunos obtiveram notas acima da média nas avaliações de conteúdo. |
Abstract: | This work aimed to produce, implement and evaluate software in the form of game, on the theme Newton Laws and its applications, in a class of the First Year of High School. The software was developed using the Javascript language, since this would be the most appropriate language for the elaboration of this product, as it is an accessible platform for browsing the internet and for accessing mobile devices. Our work had a qualitative character and to collect the data, we used gesture dynamics with the arms and frames of performance of the software produced by the teacher / researcher. The research involved 45 high school students from a private institution in the city of Paranavaí, Paraná. Our results allow us to infer that we listen to an effective participation of the students in all the stages of the activity, as well as a motivation for the work in small groups, since this is not very common mainly in the private teaching network, our results still allow us to infer that the students presented evidence of learning since an expressive number of students scored above the average in the content evaluations. |
Descrição: | Acompanha: Produto educacional: aprendendo dinâmica com o auxílio da tecnologia mobile |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4124 |
Aparece nas coleções: | CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tecnologiamobiledinamica.pdf | 2,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tecnologiamobiledinamica_produto.pdf | 3,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.