Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4099
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorá, Jucimara Rufato-
dc.date.accessioned2019-06-07T16:08:51Z-
dc.date.available2019-06-07T16:08:51Z-
dc.date.issued2019-04-04-
dc.identifier.citationCORÁ, Jucimara Rufato. Análise da inserção da resolução de problemas identificada em livros didáticos de matemática do ensino fundamental. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4099-
dc.description.abstractThe use of the Teaching-Learning-Evaluation Methodology through Problem Solving has been pointed out by several authors and also by official documents that guide Brazilian basic education, as a possibility to potentialize and stimulate Mathematics classes. In this sense, we propose to analyze the presence of this methodological tendency in Mathematics didactic books, since these are unquestionably one of the main support materials of the Brazilian teacher in the exercise of teaching. Specifically, the object of analysis was the collection of Basic Mathematics textbooks chosen by most teachers throughout Brazil, among the collections approved by PNLD 2017, in this case, the collection "Practicing Mathematics - 6th to 9th grade". Thus, the study aimed to answer the following question: The didactic books of the "Practicing Mathematics - 6th to 9th grade", offer subsidies for the development of Mathematics classes focusing on Teaching-Learning-Assessment Methodology through Problem Solving from the perspective of Onuchic and Allevato (2014)? In order to reach the objectives and to respond to the problematic stated, through a bibliographic research of a qualitative nature, we seek to identify the thematic units that started from the exploration of a generating problem and from it, they constructed the concepts and definitions; identify the subsections of the textbook and map them in relation to the configuration of the problems, whether they were present at the beginning of each content or if they were present in the supplementary tasks of the textbooks. We found out that the textbooks analyzed had insignificant amounts of subsections that begin with generative problems, which can intensify the non-use of the Teaching-Learning-Evaluation Methodology through Problem Solving by a few teachers. However, the subsections that are in the textbooks can provide support to teachers who intend to work using this methodology. We also concluded that, during the process of choosing textbooks, teachers should consider those collections which bring up such methodology as an ally for learning, and also those that provide a greater number of activities that can be categorized as problems. Therefore, their use would be optimized.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSolução de problemaspt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.titleAnálise da inserção da resolução de problemas identificada em livros didáticos de matemática do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the insertion of problem solving identified in textbooks of mathematics of elementary schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA utilização da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas tem sido apontada por diversos autores e também por documentos oficiais que norteiam a educação básica brasileira, como uma possibilidade de potencializar e dinamizar as aulas de Matemática. Nesse sentido, nos propomos a analisar a presença dessa tendência metodológica em livros didáticos de Matemática, já que estes são, inquestionavelmente, um dos principais materiais de apoio do professor brasileiro no exercício da docência. Especificamente, o objeto de análise foi a coleção de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental escolhida pela maioria dos professores em todo o Brasil, dentre as coleções aprovadas pelo PNLD 2017, no caso, a coleção “Praticando Matemática - 6º ao 9º ano”. Desse modo, o estudo pretendeu responder à seguinte questão: Os livros didáticos da Coleção “Praticando Matemática - 6º ao 9º ano”, oferecem subsídios para o desenvolvimento de aulas de Matemática com foco na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas na perspectiva de Onuchic e Allevato (2014)? Para atingirmos os objetivos e responder à problemática enunciada, buscamos, por meio de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa: identificar as unidades temáticas que iniciavam a partir da exploração de um problema gerador e a partir dele, construíam os conceitos e definições; identificar as subseções do livro didático e mapeá-las com relação à configuração dos problemas, se estavam presentes no início de cada conteúdo ou se estavam presentes nas tarefas complementares dos livros didáticos. Constatamos que os livros didáticos analisados apresentam quantidade insignificante de subseções que iniciam com problemas geradores, fator este que pode corroborar para o não uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas por parte de alguns professores. Contudo, as existentes podem fornecer subsídios ao docente que se propuser a trabalhar a partir da metodologia. Concluímos também que durante o processo de escolha de livros didáticos, seria importante o professor considerar as coleções que abordam tal metodologia como uma aliada para a aprendizagem e que apresentam um maior número de tarefas que podem ser categorizadas como problemas, potencializando deste modo o seu uso.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7370311077986155pt_BR
dc.contributor.advisor1Colombo, Janecler Aparecida Amorin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0135797199918609pt_BR
dc.contributor.referee1Colombo, Janecler Aparecida Amorin-
dc.contributor.referee2Pedroso, André Pereira-
dc.contributor.referee3Figueira, Cleonis Viater-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PROFMAT_M_Corá, Jucimara Rufato_2019.pdf3,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.