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Título: Aquisição bilíngue libras-português por uma criança CODA
Título(s) alternativo(s): Bilingual learning of brazilian sign language and portuguese by a CODA child
Autor(es): Brancalione, Aline
Orientador(es): Lima, Anselmo Pereira de
Palavras-chave: Aquisição de linguagem
Educação bilíngüe
Lingua brasileira de sinais
Filhos de pais surdos
Language acquisition
Education, Bilingual
Brazilian sign language
Children of deaf parents
Data do documento: 18-Abr-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BRANCALIONE, Aline. Aquisição bilíngue libras-português por uma criança CODA. 2019. 202 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: O presente estudo aborda o processo de aquisição bilíngue Libras/Português por uma criança CODA, desde os seus primeiros meses de vida até aos cinco anos de idade. O termo CODA é um acrônomo da sigla inglesa CODA (Children of Deaf Adults). Essas crianças se forem estimuladas corretamente desde os seus primeiros anos de vida podem se tornar bilíngues, adquirirem a língua materna, que neste caso é a Língua de Sinais falada pelos seus pais, como primeira língua (L1), juntamente com a língua, idioma, falado em seu país, considerada sua segunda língua (L2). Para alcance do objetivo proposto, a pesquisa teve caráter qualitativo e participante e utilizou como metodologias a história oral e o estudo de caso. A autora deste estudo é surda e possui dois filhos ouvintes, CODAs. A história oral subsidiou a construção dos capítulos dois ao onze, que seguiram um método próprio, assim estruturado: Nos itens 1. Dados sobre as fases do desenvolvimento do CODA; nos itens 2. Abordagens teóricas que dialogam com esses dados e nos itens 3. Análises dos dados apresentados. A fundamentação teórica foi norteada pela teoria Vygotskiana e de seus colaboradores, os quais apresentam estudos sobre o desenvolvimento humano e da linguagem, como também por autores renomados na área da surdez. O trabalho também apresenta registros fotográficos e de imagens visando demonstrar, de forma mais visual, a aquisição das duas línguas pelo sujeito da pesquisa. As análises permitiram constatar que o CODA, com o uso frequente de estímulos pelos pais, adquiriu de forma natural a Libras como primeira Língua (L1) e a Língua Portuguesa como (L2), segunda Língua, chegando aos cinco anos de idade em condições de se comunicar em Libras e em Português e com fortes características bilíngue e bicultural. Assim, a realização desta pesquisa que permitiu aprofundar o conhecimento sobre a aquisição bilíngue dos CODAs poderá contribuir, significativamente, com a comunidade surda brasileira e pesquisadores da área, já que estudos sobre esse grupo minoritário ainda são bastante incipientes no Brasil.
Abstract: The present research addresses the process of bilingual acquisition of Sign language / Portuguese by a CODA child, from the first months of life up to five years of age. The term CODA is an English acronym (Children of Deaf Adults). If the hearing children of deaf parents known as CODAs (Children of Deaf Adults) are correctly stimulated in their first years of life, they may become bilingual. In other words, they can acquire their parents’ language, a Sign Language, as the first language (L1), and the oral language of their country as the second language (L2). In order to reach the study goals, the research had a qualitative and participative approach, and used oral story and case study as methodologies. The author of this study is deaf and has two hearing children, CODAs. Oral story subsidized the construction of chapters two to thirteen, which followed a structured method: In item 1. Data on the development phases of CODA; Item 2. Theoretical approaches that dialogue with these data; Item 3. Analysis of the presented data. The theoretical research was based on Vygotsky and his collaborators’ theory, which presents studies about human and language development, as well as other renowned authors in the area of Deafness studies. The study also presents photographic and image records aimed at demonstrating, in a visual way, the acquisition of the two languages by the research participant. The analysis showed that CODA, with the frequent use of stimuli by the parents, naturally acquired the Brazilian Sign Language as first language (L1) and the Portuguese language as second language (L2), reaching five years of age with the ability to communicate in Brazilian Sign Language and in Portuguese, with strong bilingual and bicultural characteristics. Therefore, the research process allowed the construction of deeper knowledge about the bilingual acquisition of CODAs and can significantly contribute to the Brazilian deaf community and researchers in the area, since studies on this minority group are still incipient in Brazil.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4098
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