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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4086
Título: | Gestão de recursos humanos: comparação das competências hard skills e soft skills listadas na literatura, com a percepção das empresas e especialistas da indústria 4.0 |
Título(s) alternativo(s): | Human resource management: comparison of the hard skills and soft skills competences listed in the literature with the companies and specialists of industry 4.0 perception |
Autor(es): | Kovaleski, Fanny |
Orientador(es): | Picinin, Claudia Tania |
Palavras-chave: | Recursos humanos Competências essenciais Trabalhadores - Efeito das inovações tecnológicas Industrialização Percepção Human resources Core competencies Employees - Effect of technological innovations on Industrialization Perception |
Data do documento: | 26-Mar-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | KOVALESKI, Fanny. Gestão de recursos humanos: comparação das competências hard skills e soft skills listadas na literatura, com a percepção das empresas e especialistas da indústria 4.0. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019. |
Resumo: | A nova era industrial ou também chamada de Indústria 4.0, caracterizada por fábricas inteligentes, conectadas e descentralizadas, estão alterando as máquinas, os processos produtivos e seus produtos. Especula-se que estas mudanças também trazem desafios no que diz respeito as estruturas econômicas e à estrutura do trabalho. Os sistemas industriais em constante transformações, impactam diretamente no perfil da força de trabalho. Assim, este trabalho tem por objetivo comparar as competências hard skills e soft skills, listadas na literatura, com a percepção das empresas e especialistas da academia da Indústria 4.0. Para tanto, procedeu-se de uma revisão de literatura, para a identificação das competências, em seguida, pela construção do checklist/questionário e seleção das empresas (DAF Caminhões, O Boticário, Klabin e Tetra Pak) e dos especialistas da academia (UTFPR, UFPR, UEPG, PUCPR e UP) e por fim, pelo envio/aplicação do checklist/questionário. Desse modo, observou-se quais são as competências hard skills e soft skills mais relevantes para a literatura e na percepção de empresas e especialistas da academia (Interação Homem-máquina, Adaptabilidade, Alta Qualificação, Interdisciplinaridade, Criatividade/Inovação, Flexibilidade, Capacitação em tecnologias habilitadoras e Pensamento Holístico). O que permitiu concluir que há semelhanças e diferenças entre literatura, empresas e especialistas da academia em relação as competências hard skills e soft skills requeridas aos trabalhadores da Indústria 4.0. Os resultados também auxiliam as universidades a adaptarem-se de acordo com as necessidades das competências dos trabalhadores nas empresas, e o setor de recursos humanos a desenvolver treinamentos para a capacitação destas competências, de acordo com as exigências das indústrias. |
Abstract: | The new industrial age, also called Industry 4.0 and characterized by intelligent, connected, and decentralized factories are changing the machines, the production processes, and their products. It is speculated that these changes also bring challenges as regards the economic structures and the working structure. Industrial systems in constant transformation directly affect the profile of the workforce. Thus, the aim of this study is to compare the hard skills and soft skills competences, listed in the literature, with the perception of companies and Academy specialists of Industry 4.0.To do so, a literature review was carried out to identify the competencies, followed by the construction of the checklist / questionnaire, and the companies selection (DAF Trucks, O Boticário, Klabin, and Tetra Pak) and the academy specialists (UTFPR , UFPR, UEPG, PUCPR, and UP), and finally, by sending / applying the checklist / questionnaire. Therefore, it was observed the hard skills and soft skills competences most relevant to the literature and in the companies and academy specialist’s perception (Man–machine interaction, Adaptability, High Qualification, Interdisciplinarity, Creativity / Innovation, Flexibility, Enabling technologies qualification, and holistic thinking). This allowed us to conclude that there are similarities and differences between literature, companies, and academy specialists in relation to the hard skills and soft skills competences required of the workers of Industry 4.0. The results also help universities adapt to the needs of workers' competencies in the companies, and the human resources sector to develop training for to qualify these competencies, according to the industries requirements. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4086 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
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