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Título: Intersecções entre a estética da recepção e o romance policial brasileiro contemporâneo: a elegia do menor pela recepção estética
Título(s) alternativo(s): Intersections between reception aesthetics and the contemporary Brazilian detective fiction: the elegy of the minor by the aesthetic reception
Autor(es): Leidens, Alexandre
Orientador(es): Menon, Maurício Cesar
Palavras-chave: Estética na literatura
Ficção policial
Literatura brasileira
Análise linguística
Aesthetics in literature
Detective and mystery stories
Brazilian literature
Linguistic analysis (Linguistics)
Data do documento: 22-Fev-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: LEIDENS, Alexandre. Intersecções entre a estética da recepção e o romance policial brasileiro contemporâneo: a elegia do menor pela recepção estética. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: Este trabalho busca aproximar a Estética da Recepção com a Literatura Policial brasileira contemporânea, de modo a constituir uma análise em interstício, observando campos argumentativos da teoria como sustentação às probabilidades narrativas do gênero literário. Como princípio para o estudo no que concerne à Escola de Constança, serão utilizadas prerrogativas básicas dos estudos de Jauss (1967; 1979), Stierle (1979) e Lima (1979; 2006). A partir de Jauss serão observadas algumas características essenciais da teoria, como as considerações sobre o horizonte histórico e o horizonte de expectativas do leitor e da sociedade em um constructo macro; os estudos de Stierle serão suporte para reflexões focalizadas na relação do leitor com a recepção de textos abstratos e nas reflexões acerca de questões formais da narrativa; Lima será base para um pensamento crítico sobre a própria teoria da recepção. Ademais, serão empregadas reflexões posteriores à Estética da Recepção para uma observação mais ampla sobre o assunto tanto nas suas prerrogativas quanto no seu desenvolvimento, alcançando estudos que se constituíram e se destacaram utilizando conjecturas da Escola de Constança e, a partir disso, sugeriram novas reflexões e teorizaram acerca não apenas da recepção, como também sobre outras possibilidades. Esta parcela do estudo se apoiará em autores como Eco (1994); Eagleton (2006); Rocha (2003) e Frye (2017). Nesses teóricos, serão buscadas algumas considerações que possam ser úteis em diferentes momentos na argumentação no que concerne à recepção. A teoria da recepção e os pensamentos a ela posteriores serão cruciais para subsidiar uma arguição sobre a narrativa policial. O gênero será observado à luz da teoria e algumas de suas características serão avaliadas com base nela. No entanto, para analisar a Literatura Policial, seus principais alicerces serão evidenciados, tendo em vista a sua constituição clássica e a narrativa policial contemporânea, relevando, ainda, as modificações que lhe foram realizadas com o passar do tempo. Como subsídio para a reflexão acerca da narrativa policial, serão utilizados estudos de Mandel (1988); Reimão (2005); Massi (2011), entre outros. Mandel e Reimão serão suporte para reflexões sobre a inserção da narrativa policial em um meio acadêmico, avaliando seus constructos básicos e suas possibilidades enquanto gênero literário; Massi subsidiará toda a perspectiva comparativa entre a Literatura Policial nos moldes clássicos e em linhas contemporâneas. As pesquisas dos três estudiosos serão fundamentais tanto para uma sustentação teórica no que condiz ao gênero, quanto na observação do gênero policial sob as postulações da Estética da Recepção, que também focalizarão a análise de fragmentos de obras policiais brasileiras contemporâneas, de autores como Garcia-Roza (1996; 1999; 2001; 2004; 2005; 2006; 2007; 2009; 2012); Montes (2010; 2014; 2015; 2016), entre outros. O trabalho terá cunho qualitativo, sua abordagem será bibliográfica, frisando as relações entre a teoria e o gênero, buscando construir um arcabouço teórico sólido para a teorização na perspectiva de valorização à Literatura Policial com base nos pressupostos da recepção.
Abstract: This work aims at approaching the Aesthetics of Reception with contemporary Brazilian Detective fiction, in order to constitute an interstitial analysis, observing argumentative fields of theory as support to the narrative probabilities of the literary genre. The basic prerogatives of the studies of Jauss (1967, 1979), Stierle (1979) and Lima (1979, 2006) will be used as a principle for the study of the School of Constance. From Jauss will be observed some essential characteristics of the theory, such as the considerations about the historical horizon and the expectations horizon of the reader and society in a macro construct; the studies of Stierle will be support for reflections focused on the relation of the reader with the reception of abstract texts and in the reflections on formal questions of the narrative; Lima will be the basis for critical thinking about the theory of reception itself. In addition, later reflections on reception aesthetics will be used for a broader observation on the subject both in its prerogatives and in its development, reaching studies that were constituted and highlighted using conjectures of the School of Constance and, from this, suggested new reflections and theorized about not only reception but also other possibilities. This part of the study will be supported by authors such as Eco (1994); Eagleton (2006); Rocha (2003) and Frye (2017). In these theorists, we will look for some considerations that may be useful at different moments in the argument regarding reception. The theory of reception and the thoughts to it later will be crucial to subsidizing an argument about the detective fiction. The genre will be observed in light of the theory and some of its characteristics will be evaluated based on it. However, in order to analyze the detective fiction, its main foundations will be evidenced, in view of its classic constitution and the contemporary detective fiction, also highlighting the modifications that have been made to it over time. As a subsidy for the reflection about the detective fiction, will be used studies of Mandel (1988); Reimão (2005); Massi (2011), among others. Mandel and Reimão will be support for reflections on the insertion of the detective fiction in an academic environment, evaluating its basic constructs and its possibilities as a literary genre; Massi will subsidize the whole comparative perspective between the detective fiction in the classic molds and in contemporary lines. The researches of the three scholars will be fundamental both for a theoretical support in gender and for the observation of the detective fiction under the reception aesthetics, which will also focus on the analysis of fragments of contemporary Brazilian detective works by authors such as Garcia- Roza (1996, 1999, 2001, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009, 2012); Montes (2010; 2014; 2015; 2016); among others. The work will be qualitative, it’s approach will be bibliographical, stressing the relations between theory and gender, seeking to build a solid theoretical framework for theorizing the perspective of valorization to detective fiction based on the presuppositions of reception.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4019
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