Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3992
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlvaristo, Eliziane de Fátima-
dc.date.accessioned2019-04-05T18:02:35Z-
dc.date.available2019-04-05T18:02:35Z-
dc.date.issued2019-03-08-
dc.identifier.citationALVARISTO, Eliziane de Fátima. Uma ferramenta para elaboração de conceitos matemáticos para estudantes com deficiência visual: gráfico em pizza adaptado. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3992-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Gráfico em pizza adaptado (10 p.)pt_BR
dc.description.abstractThe research aims to develop a handled didactic material for the development of graphics in sectors or in pizza for students with visual deficiency. Of applied nature and qualitative approach, it makes use of a case study as a research strategy. It was carried out in an elementary school in the special education modality for people with visual deficiency located in a city in the interior of the state of Paraná. As a participant of the study, two (2) students with visual deficiency and the teacher responsible for the school support service. The Adaptable “Pizza Graphic” manipulative material was developed and improved as readjustments were needed, the final version was validated by the students with visual deficiency and the teacher responsible for math teaching. As instruments for the research, we used a partially structured interview applied to the teacher and a pre-test and post-test that were applied to students with visual impairment. The data were analyzed from the theoretical reference on the formation of concepts through the steps proposed by Piotr Yakovlevich Galperin, among them: [1] Motivational; [2] Action Guiding Base (AGB); [3] Formation of action on the material or materialized plane; [4] Formation of action on the plane of external language and [5] Formation of Action on the mental plane. The results show that the handled Adaptable “Pizza Graphic” manipulative material presents itself to be efficient and with the necessary conditions to be used in the teaching and learning process of concepts related to the treatment of information by students with visual deficiency. The material promotes the autonomy for students to construct graphics in sectors, allows easy handling, as well as identification of parts through tactile perception. The Adaptable “Pizza Graphic” manipulative material brings contributions to the inclusive teaching of mathematics, as it allows the participation of students with visual deficiency in the teaching and learning process, promoting the appropriation of knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstudantes deficientes visuaispt_BR
dc.subjectOrganização da informaçãopt_BR
dc.subjectGráficos coloridos por computadorpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStudents with visual disabilitiespt_BR
dc.subjectInformation organizationpt_BR
dc.subjectColor computer graphicspt_BR
dc.titleUma ferramenta para elaboração de conceitos matemáticos para estudantes com deficiência visual: gráfico em pizza adaptadopt_BR
dc.title.alternativeA tool for elaborating mathematical concepts for students with visual deficiency: adapted pizza graphicpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem o objetivo de desenvolver um material didático manipulável para a elaboração de gráficos em setores ou em pizza para estudantes com deficiência visual. De natureza aplicada e abordagem qualitativa, faz uso do estudo de caso como estratégia de pesquisa. Foi realizada em uma escola de ensino fundamental na modalidade de educação especial para pessoas com deficiência visual localizada em um município do interior do estado do Paraná. E traz como participantes do estudo duas (2) estudantes com deficiência visual e a professora responsável pelo serviço de apoio à escolaridade. O material didático manipulável “Gráfico em Pizza Adaptado” foi desenvolvido e aprimorado na medida em que eram necessárias readequações, sendo a versão final validada pelas estudantes com deficiência visual e a professora responsável pelo ensino de matemática. Como instrumentos para a pesquisa, fez-se uso de uma entrevista parcialmente estruturada aplicada para a professora e um pré- teste e um pós- teste que foram aplicados as estudantes com deficiência visual. Os dados foram analisados a partir do referencial teórico sobre formação de conceitos por meio das etapas propostas por Piotr Yakovlevich Galperin, sendo elas: [1] motivacional; [2] base orientadora da ação (BOA); [3] formação da ação no plano material ou materializado; [4] formação da ação no plano da linguagem externa e [5] formação da ação no plano mental. Os resultados revelam que o material didático manipulável “Gráfico em Pizza Adaptado” apresenta-se eficiente e com as condições necessárias para ser utilizado no processo de ensino e aprendizagem de conceitos relacionados ao conteúdo ‘tratamento da informação’ para estudantes com deficiência visual. O material promove a autonomia para as estudantes construírem gráficos em setores, além de permitir o manuseio com facilidade, e a identificação das peças por meio da percepção tátil. O material didático manipulável “Gráfico em Pizza Adaptado” traz contribuições para o ensino inclusivo de matemática, por permitir a participação dos estudantes com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem, promovendo a apropriação do conhecimento.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5044285513874945pt_BR
dc.contributor.advisor1Pilatti, Luiz Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4854832473320818pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5694972079639390pt_BR
dc.contributor.referee1Shimazaki, Elsa Midori-
dc.contributor.referee2Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.referee3Pilatti, Luiz Alberto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Alvaristo, Eliziane de Fátima_2019.pdf3,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Alvaristo, Eliziane de Fátima_2019_1.pdf799,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.