Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3964
Título: | Abordagem do campo magnético no ensino médio em uma perspectiva sociointeracionista |
Título(s) alternativo(s): | An approach of the magnetic field in high school in a social-interactionist perspective |
Autor(es): | Valle, Roseny Dalla |
Orientador(es): | Anjos, Rita de Cássia dos |
Palavras-chave: | Eletromagnetismo Física - Experiências Campos elétricos Electromagnetism Physics - Experiments Electric fields |
Data do documento: | 6-Set-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | VALLE, Roseny Dalla. Abordagem do campo magnético no ensino médio em uma perspectiva sociointeracionista. 2018. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
Resumo: | Este trabalho é o resultado da pesquisa realizada para elaboração e aplicação de um produto educacional, desenvolvido durante a participação no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. O trabalho apresenta uma discussão sobre o ensino e a aprendizagem da Física e a formação de conceitos científicos dentro de uma proposta sociointeracionista. O produto educacional, composto por uma sequência didática e dois kits de materiais, destina-se a desenvolver o conteúdo de campo magnético através de atividades que permitam a interação e participação dos alunos na construção de seu conhecimento. A amostra constou de 11 alunos de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio que responderam ao pré-teste e ao pós-teste, antes e depois da sequência didática. Os resultados analisados mostram um aumento significativo de respostas corretas e com melhor argumentação, o que evidencia a validade da metodologia aplicada. Tanto as atividades realizadas quando os resultados estão explicitados e discutidos no texto. |
Abstract: | This work is the result of the research carried out for the elaboration and application of an educational product developed during the participation in the master’s course Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. This paper presents a discussion about the teaching and learning of physics and the formation of scientific concepts within a socio-interactionist proposal. The educational product, consisting of a didactic sequence and two kits of materials, is designed to develop the magnetic field content through activities that allow the students' interaction and participation in the construction of their knowledge. A group of 11 students participated in the application of the product, all of them in the 2nd or 3rd grades of high school. The participants answered the pre-test and the post-test, before and after the didactic sequence. The analyzed results show a significant increase of correct answers and better argumentation, which evidences the validity of the applied methodology. All the activities carried out and the results are explained and discussed in the following text. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3964 |
Aparece nas coleções: | MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
campomagneticoperspectivasociointeracionista.pdf | 5,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
campomagneticoperspectivasociointeracionista_Produto.pdf | 4,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.