Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3961
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Emanuel Romário-
dc.date.accessioned2019-03-20T14:31:59Z-
dc.date.available2019-03-20T14:31:59Z-
dc.date.issued2018-07-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Emanuel Romário. Uma proposta de sequência didática em website para o ensino de transferência de calor. 2018. 69 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3961-
dc.description.abstractThe pedagogical practice is constantly changing. The contents are updated, the way of learning evolves, and students reach school age with more information than before the digital age. Teaching in this context requires a dynamic, versatile and up-to-date teacher. One of the challenges is the training of teachers who teach Physics, since many have no degree in the field. Furthermore, teachers have insufficient time to prepare more engaging and thought-provoking lessons. After having analyzed this panorama, the didactic sequence of teaching about heat transfer has been proposed. It presents an investigative teaching format in which the teacher instigates the students with questions meant to cause a cognitive conflict. The questions are answered initially with the prior knowledge of the students. Afterwards, teachers and students seek solutions to the presented problems, that is done through experiments and discussions. After answering the initial questions, the conclusions obtained are extended to other cases. The didactic sequence is presented in a website format. There are resources for teachers and students to use such as simulators, animated figures, application image gallery, motivational videos and experiment videos. It has been observed in the classes that the students were motivated to learn concepts of Physics. It is expected that teachers, using this methodology, also feel that their goal as facilitators of knowledge construction is being achieved.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCalor - Transmissãopt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectSites da Webpt_BR
dc.subjectHeat - Transmissionpt_BR
dc.subjectPhysics - Experimentspt_BR
dc.subjectWeb sitespt_BR
dc.titleUma proposta de sequência didática em website para o ensino de transferência de calorpt_BR
dc.title.alternativeA didactic sequence proposal on website for heat transfer teachingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA prática pedagógica está em constante transformação. Os conteúdos são atualizados, a forma de aprender evolui e os alunos chegam a idade escolar com mais informações que antes da era digital. Ministrar aulas nesse contexto exige um professor dinâmico, versátil e atualizado. Um dos desafios é a formação dos professores que lecionam Física, pois muitos não possuem essa graduação. Além disso, os professores possuem pouco tempo para preparar aulas mais envolventes e instigantes. Foi analisando esse panorama que foi proposto a sequência didática de ensino sobre transferência de calor. Esta apresenta um formato de ensino investigativo com o professor instigando os alunos com questionamentos que causem um conflito cognitivo. As perguntas são respondidas inicialmente com os conhecimentos prévios dos alunos. Em seguida as soluções para os problemas apresentados são buscadas em conjunto, professor e aluno, através de experimentos e discussões. Após responder os questionamentos iniciais, as conclusões obtidas são generalizadas para outros casos. A sequência didática está em formato de website. Nele há recursos para serem usados pelo professor e pelos alunos tais como simuladores, figuras animadas, galeria de imagens de aplicações, vídeos motivadores e vídeos dos experimentos. Foi observado nas aulas que os estudantes estavam motivados a aprender conceitos de Física. Espera-se que os professores, ao usar esta metodologia, também sintam que seu objetivo como facilitadores do conhecimento está sendo alcançado.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5246103134092677pt_BR
dc.contributor.advisor1Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0887238451552545pt_BR
dc.contributor.referee1Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi-
dc.contributor.referee2Silva, Leandro Herculano da-
dc.contributor.referee3Almeida, Shiderlene Vieira De-
dc.contributor.referee4Sakai, Otavio Akira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOSpt_BR
dc.subject.capesFísicapt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
websiteensinotransferenciacalor.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
websiteensinotransferenciacalor_produto.pdf828,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.