Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/394
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBuiar, José Antônio-
dc.date.accessioned2013-02-01T18:11:15Z-
dc.date.available2013-02-01T18:11:15Z-
dc.date.issued2012-10-16-
dc.identifier.citationBUIAR, José Antônio. Modelo para estruturação e representação de diálogos em fórum de discussão. 2012. 87 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/394-
dc.description.abstractThe traditional learning practices adaptation to the distance learning introduces several changes in school practice. Since in distance learning the direct contact between educators and students does not exist, new technological artifacts become necessary in order to replace direct interaction. One of these artifacts is the discussion forum, which works as a catalyzer element of the communication between involved ones and can be an important tool in the educational process. Nevertheless, non-structured nature of text messages on a forum hampers its use as a tool in individual student assessment. Analysis and qualification of message contents stored on a forum represents an important challenge for instructors. The absence of a formal representation of concepts, ideas and beliefs from students could be designated as one of the factors that make this challenge even harder. This research proposes the development of a model that allows the messages on a forum can be structured and represented. This structuration considers three message aspects: i) presented concepts, ii) who has presented it, and iii) when concepts have been presented. As a means to validate this model, a computer program was developed and tested in a Moodle virtual environment forum. The concepts developed to the Structuration and Representation of the Forum Messages Model were used on this computer program development. Through the use of this model a map or guide is generated. This map or guide can be accessed by the professor or instructor. This new feature can be used as a support tool to analysis or evaluation of a Moodle forum environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectRepresentação do conhecimento (Teoria da informação)pt_BR
dc.subjectFórum (Debates) - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMultímidia interativapt_BR
dc.subjectAnálise de interação em educaçãopt_BR
dc.subjectSsoftware - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectKnowledge representation (Information theory)pt_BR
dc.subjectForums (Discussion and debate) - Evaluationpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectInteractive multimediapt_BR
dc.subjectInteraction analysis in educationpt_BR
dc.subjectComputer software – Developmentpt_BR
dc.subjectComputer sciencept_BR
dc.titleModelo para estruturação e representação de diálogos em fórum de discussãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA adaptação dos sistemas tradicionais de ensino presencial para o ambiente de ensino a distância introduz diversas mudanças na práxis escolar. Com a ausência do contato direto entre educador e educandos, surge a necessidade de utilização de artefatos tecnológicos que substituam a interação direta. O fórum de discussão é um desses artefatos tecnológicos. Ele possui a característica de ser um elemento catalisador da comunicação entre os envolvidos e pode ser um importante instrumento no processo educacional. Contudo, a natureza não estruturada das mensagens textuais de um fórum dificulta o seu uso como instrumento na avaliação individual do aluno. A análise e qualificação do conteúdo das mensagens armazenadas em um fórum representa um grande desafio para o instrutor. A ausência de uma estrutura formal de representação dos conceitos, crenças e idéias dos alunos poderia ser apontado como um dos elementos que contribuem para esse desafio. A proposta desta pesquisa é o desenvolvimento de um modelo que permita a estruturação e representação das mensagens de um fórum. Essa estruturação considera três aspectos da mensagem: i) os conceitos apresentados, ii) quem os apresentou e finalmente iii) quando esses conceitos foram apresentados. Para validar esse modelo, um programa de computador foi desenvolvido e testado em um fórum do ambiente virtual Moodle. O conceitos desenvolvidos para o Modelo de Estruturação e Representação das Mensagens do Fórum foram utilizados no desenvolvimento desse programa de computador. Por meio desse modelo de estruturação e representação das mensagens, um mapa ou guia é gerado. Esse mapa ou guia pode ser acessado pelo professor ou instrutor. Esse novo recurso desenvolvido, pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio à análise ou avaliação do fórum do ambiente Moodle como um todo ou de cada participação individual do aluno.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Noronha, Robinson Vida-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGCA_M_Buiar, Jose Antonio_2012.pdf2,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.