Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3941
Título: | Temática étnico-racial: uma avaliação dos 15 anos da alteração da LDBEN pela lei 10.639/2003 |
Título(s) alternativo(s): | The racial-ethnic education: an assessment on the LDBEN amendment in the 15 year 10.639/2003 act |
Autor(es): | Santos, Jorge Luís Felizardo dos |
Orientador(es): | Guerrini, Daniel |
Palavras-chave: | Ensino - Legislação Política pública Educação - Aspectos sociais Racismo Relações étnicas Educational law and legislation Public policy Education - Social aspects Racism Ethnic relations |
Data do documento: | 20-Nov-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | SANTOS, Jorge Luís Felizardo dos. Temática étnico-racial: uma avaliação dos 15 anos da alteração da LDBEN pela lei 10.639/2003. 2018. 197 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018. |
Resumo: | A alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) pela Lei 10.639/2003 representou um divisor de águas, enquanto política pública, ao incluir, no currículo das escolas, a temática étnico-racial. Não obstante, aos quinze anos de sua existência, essa política pública ainda apresenta dificuldades quanto à sua consecução, principalmente em termos didático-pedagógicos, no horizonte das diferentes disciplinas escolares que formam, segundo a LDBEN, a base nacional comum. Nesse sentido, o objetivo foi o de avaliar o desenvolvimento da Lei 10.639/2003, a partir da percepção dos grupos pesquisados, quanto aos aspectos dos conteúdos escolares relativos à temática étnico-racial. A metodologia utilizada compreendeu a pesquisa de campo e o levantamento de dados, contemplou um questionário eletrônico, contendo questões mistas (alternativas e dissertativas) para um agrupamento de estudantes recém-egressos da Educação Básica. Também se considerou para a análise qualitativa dos dados, uma ação de extensão universitária desenvolvida junto a estudantes de 1º Ano do Ensino Médio de um estabelecimento de ensino da rede pública estadual de Educação Básica do estado do Paraná, na cidade de Londrina. A fundamentação da literatura asseverou acerca das questões étnico-racial, políticas públicas e aspectos conceituais e educacionais a respeito do ensino. Essa fundamentação, associada à Teoria da Ciência da História, de Rüsen, permitiu uma reflexão epistemológica quanto à necessidade da avaliação da política pública para a reorientação das carências de “sentido”, a qual foi importante para a ‘confecção’ de um livro de literatura como Produto Educacional. O referido Produto Educacional, em consonância com as questões relativas à presente pesquisa, visou, durante o desenvolvimento deste trabalho, ações procedimentais e atitudinais que resultassem no reconhecimento, valorização e promoção da diversidade étnico-racial e na luta antirracismo, como prática de inclusão social e cidadania, a partir do contexto educacional, para todos os grupos étnico-raciais que formam a brasilidade. |
Abstract: | An amendment in the Law of Directives and Basis for National Education (LBDEM) – The act 10.639/2003 - represented a turning point while being the public policy which included the African history and culture in school curriculums. Although being active for 15 years, there have been some difficulties in the attainment of this polity in didactic and pedagogical terms in the horizon of all different subjects which embody, according to LBDEM, the national common base. For that matter, the objectivity of this study was to evaluate the development of the 10.639/2003 act from the perspective of the investigated groups in terms of the aspects related with the racial-ethnic themes. The methodology was consisted of a field research and a data survey structured interview through an online questionnaire containing mixed questions (text and multiple choices) for a group of former primary school´ students. There was also taken into account a qualitative analysis, a University extension action with the high school freshmen students from a public school in the city of Londrina - Paraná (Brazil). The theoretical foundation involved the racial-ethnic public policies, conceptual and educational aspects of Education. That foundation associated with the Theory of the Science of History by Rüsen, allowed an epistemological reflection about the need of the public policy´s evaluation to reorient a lack of direction, which was the key part of the making for a book as an educational product which in unison with the issues brought on board by the research held, throughout its process, procedural and attitudinal actions that would have as a result recognition, valuation and support with the ethnic-racial diversity and an anti-racism combat as a social inclusion praxis and citizenship, having in an educational context all ethnic groups that shape what is famously known as being Brazilian. |
Descrição: | Acompanha: Lord e Lis: uma jornada em busca da reconstrução da identidade |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3941 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_PPGEN_M_Santos, Jorge Luís Felizardo dos_2018.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LD_PPGEN_M_Santos, Jorge Luís Felizardo dos_2018_1.pdf | 429,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons