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dc.creatorNocêra, Rafael Arruda-
dc.date.accessioned2019-03-14T17:26:14Z-
dc.date.available2019-03-14T17:26:14Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.identifier.citationNOCÊRA, Rafael Arruda. O Desenvolvimento do ensino de geografia a partir das salas de recursos multifuncionais. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3940-
dc.descriptionAcompanha: O desenvolvimento do ensino de geografia a partir das salas de recursos multifuncionaispt_BR
dc.description.abstractThe Multifunctional Resource Rooms were established in Brazil by Decree 6.094 of April 24th, 2007. Although inclusion is the focus of the legislation proposed for the creation of the Resource Rooms, a number of factors contribute to the lack of effectiveness in the inclusive process. This research sought to understand and analyze why there is this distance between the curriculum developed in the Multifunctional Resource Rooms and that of the regular rooms, aiming at an approximation between them. It was based on a bibliographic research in the area of specialized educational service, as well as on the current legislation and its historical process in Brazil, culminating in a field research, being observed resource rooms of six state public colleges, located in the urban area of a municipality in the Campos Gerais, region of Paraná, analyzing the Multifunctional Resource Rooms Type I, for Elementary School students. Through the observation, application of questionnaires and semi-structured interviews, we could identify that the process of inclusion of students is hampered due to several factors, such as the great distance between the curriculum worked compared to that of the regular classrooms, the lack of connection between the teachers in the resource rooms and those in the regular classrooms, structural problems, the great diversity of deficiencies attended by the classrooms, and the lack of capacity building for resource-room teachers. Aiming at the approximation of the curriculum of the classrooms, a site of geography teaching was developed with students and teachers from the observed Resource Rooms. The use of the site set up a subsidy for teachers to work with geographical concepts with students, enhancing the teaching of Geography in the resource room and bringing the student closer to the curriculum of the regular rooms, aiding in its inclusive process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleO desenvolvimento do ensino de geografia a partir das salas de recursos multifuncionaispt_BR
dc.title.alternativeThe development of geography teaching from the multifunctional resource roomspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAs Salas de Recursos Multifuncionais foram instituídas no Brasil pelo decreto 6.094 de 24 de abril de 2007. Embora a inclusão seja o foco da legislação proposta para a criação das Salas de Recursos, uma série de fatores contribuem para que não haja efetividade no processo inclusivo. Esta pesquisa buscou compreender e analisar por que há este distanciamento entre o currículo desenvolvido nas Salas de Recursos Multifuncionais com o das salas regulares, visando uma aproximação entre eles. Fundamentou-se em uma pesquisa bibliográfica na área do atendimento educacional especializado, assim como da legislação vigente e o seu processo histórico no Brasil, culminando em uma pesquisa de campo, sendo observadas salas de recursos de seis Colégios Públicos Estaduais, situados na zona urbana de um município da região dos Campos Gerais no Paraná, analisando as Salas de Recursos Multifuncionais tipo I voltadas para alunos do Ensino Fundamental II. Por meio da observação, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, pode-se identificar que o processo de inclusão dos alunos é dificultado devido a diversos fatores, tais como o grande distanciamento entre o currículo trabalhado em comparação ao das salas regulares, a falta de conexão entre os professores das salas de recursos e os das salas regulares, problemas estruturais, a grande diversidade de deficiências atendidas pelas salas e, a ausência de capacitação aos professores das salas de recursos. Visando a aproximação entre o currículo das salas, foi desenvolvido um site voltado para o ensino de Geografia com alunos e professores das Salas de Recursos observadas. A utilização do site configurou subsídio para os professores trabalharem com conceitos geográficos junto aos alunos, potencializando o ensino de Geografia na sala de recursos e aproximando o aluno do currículo das salas regulares, auxiliando em seu processo inclusivo.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4239348021180881pt_BR
dc.contributor.advisor1Rosa, Vanderley Flor da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6530357704064110pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Vanderley Flor da-
dc.contributor.referee2Oliveira, Jair de Oliveira-
dc.contributor.referee3Strang, Bernadete de Lourdes Streisky-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

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