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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3933
Título: | Jogo sério para ensino e prática de detecção de outliers |
Título(s) alternativo(s): | Serious game for the teaching and training of outlier detection |
Autor(es): | Rangel, Jean Avila |
Orientador(es): | Seca Neto, Adolfo Gustavo Serra |
Palavras-chave: | Jogos eletrônicos Jogos para computador Auditoria - Processamento de dados Mineração de dados (Computação) Sistemas de recuperação da informação Tecnologia da informação Electronic games Computer games Auditing - Data processing Data mining Information storage and retrieval systems Information technology |
Data do documento: | 17-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | RANGEL, Jean Ávila. Jogo sério para ensino e prática de detecção de outliers. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | Um jogo sério pode ser definido como qualquer jogo em que o propósito principal não seja puramente a diversão. Outra definição que pode ser atribuída ao jogo sério é que ele pode servir para um propósito social da construção cidadã dos indivíduos jogadores. A detecção de outliers é uma área derivada da mineração de dados e pode ser utilizada para detecção de fraudes. Muitos trabalhos relacionam a detecção de outliers e detecção de fraudes para evitar prejuízos em sistemas financeiros de empresas e organizações. Como uma técnica de detecção de outliers, a visualização de dados apresenta os dados de maneira gráfica para facilitar a sua compreensão e a criação de novo conhecimento após a interpretação. Existem poucos trabalhos que apresentem conceitos de detecção de outliers para jogadores de um jogo sério utilizando a visualização de dados e gráficos tridimensionais. O objetivo deste trabalho é investigar se usuários aprendem ou exercitam conceitos de detecção de outliers ao jogar um jogo sério destinado a ensinar este conteúdo. Este trabalho desenvolveu e avaliou um jogo sério com alunos e profissionais relacionados com auditoria pública. Utilizamos um estudo de caso para analisar as opiniões dos alunos e profissionais que jogaram o jogo e responderam a um questionário. O jogo se demonstrou uma boa alternativa para o auxílio ao ensino da disciplina de mineração de dados, principalmente na opinião dos entrevistados que já possuíam conhecimento na disciplina. Após o estudo do Estado da Arte de jogos sérios e de detecção de outliers para definir como e quais conteúdos seriam apresentados pelo jogo, desenvolvemos e aplicamos o jogo como um estudo de caso em três grupos distintos. Após jogarem o jogo sério, todos os jogadores voluntários da avaliação do jogo responderam um questionário. Nas respostas dos dois primeiros grupos, as perguntas relativas à eficácia do jogo para ensino da disciplina de mineração de dados receberam respostas majoritariamente neutras, onde os respondentes não souberam opinar. Entre cada estudo de caso, os comentários e considerações elaborados anteriormente foram considerados para gerar uma versão melhorada do jogo sério. Um professor da área de mineração de dados e outro da área de jogos sérios e interação humano-computador jogaram o jogo e sugeriram alterações. Atendemos as alterações que eram cabíveis para o escopo do trabalho. No último estudo de caso, com alunos de graduação que haviam tido contato com a disciplina de minera- ção de dados, o jogo obteve respostas positivas quanto a sua eficácia no ensino de detecção de outliers. Consideramos, portanto, que as respostas positivas ao último estudo de caso ocorreram pela melhoria contínua do software e também por destinar o jogo sério para alunos que estavam tendo ou obtiveram contato recente com a área. Com os resultados, podemos concluir que o jogo sério pode ser uma boa alternativa para auxílio do ensino de detecção de outliers, porém, somente quando acompanhado de um interesse do jogador em aprender aos ensinamentos e com apoio de uma disciplina do modelo tradicional de ensino aluno-professor. |
Abstract: | A serious game can be defined as any game in which the main purpose is not purely fun. Another definition that can be attributed to serious games is that it can serve a social purpose for developing citizenship among players. Outlier detection is an area of data mining and it can be used for fraud detection. Many works use outlier detection and fraud detection as a means to avoid losses in enterprise financial systems and organizations. As an outlier detection technique, data visualization presents data graphically to facilitate its understanding and the creation of new knowledge after interpretation. There are few studies that present outlier detection concepts for players of a serious game using data visualization and three-dimensional graphics. The goal of this work is to investigate if users learn or exercise outlier detection concepts when playing a serious game intended to teach this subject. This study has developed and evaluated a serious game with students and professionals related to public auditing. A case study was used to analyse the opinions of the students and professionals who played the game and answered a questionnaire. The game proved to be a good alternative for teaching the data mining subject, especially in the opinion of the interviewees who already had knowledge in the discipline. After the State of the Art study of serious games and outlier detection to define how and what subjects would be presented by the game, we developed and applied a case study in three distinct groups. After playing the game developed, all volunteer game validation players answered a questionnaire. In the responses of the first two groups, the questions regarding the efficacy of the game for teaching the subject of data mining received mostly neutral answers, where the respondents did not know how to comment. Between each case study, the comments and considerations elaborated previously were considered to generate an improved version of the serious game. A teacher of data mining and a teacher of serious games and human-computer interaction played the game and suggested some changes. We consider the appropriate changes for the scope of this work and met them. At the last case study, with undergraduate students who had had contact with the data mining discipline, the game got positive responses as to its effectiveness in teaching outlier detection. We consider that the positive answers in the last case study occurred due the continuous improvement of the software and also because we aimed the serious game at students who had had recent contact with the area. With the results, we can conclude that a serious game can be a good alternative to aid in the teaching of outlier detection, however, only when it is accompanied by an interest of the player in learning the subject and with the support of a course in a traditional teacher-student model. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3933 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada |
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