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dc.creatorSantos, Robert Simão dos-
dc.date.accessioned2019-03-01T14:15:38Z-
dc.date.available2019-03-01T14:15:38Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Robert Simão dos. Estudo da influência das affordances para aprendizagem de ressonância em meios materiais por meios dos padrões de Chladni. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3931-
dc.descriptionAcompanha: Padrões sonoros de Chladnipt_BR
dc.description.abstractWith the advances of technology and for the most part, once thinking about products without proper design, it has brought new challenges for the teacher in teaching and what to offer attractive to students. The challenge of technology that has turned the market, does not give the agent time to understand and know how to use it or even exploit all its potentialities. Rescuing laboratory practice in schools infer in some details, which starts from the lack of continuing education for the teacher, and laboratories with the minimum that the teacher needs to elaborate their experimental scripts. The present research brings in its scope a study of the perception - action, proposed by the Psychologist J. J Gibson (1986), that proposes that the learning of the agent is given by the perception of the affordances. In order to better understand how it can influence perceptual learning, a group of 5th grade students from a peripheral college in the city of Londrina-PR, who had no contact with a physics laboratory, were analyzed to manipulate acoustics equipment. They were divided into four groups, and the control group (CG) had all the support of the researcher to manipulate the equipment as well as the execution of the experiment. And the experimental group (GE) that had no instruction from the researcher on how to use the equipment in the experimental activity, leaving them only an illustrative and vague image of the operation of each equipment. In summary, Gibson (1979/1986) proposes that there are two aspects of information that necessarily compose it simultaneously - "information-about", called invariants, and "information-for", called affordances. (OLIVEIRA; RODRIGUES, 2014, p.11). With the aim of answering how affordances may influence learning, this work sought to elaborate a technical manual of the construction and application of plate resonance experiments, EF F Chladni physical German discovery known as "father" of acoustics by innovative discoveries in the field of acoustics in the late seventeenth and early eighteenth centuries. For the accomplishment of the study we used the research methods, phenomenological bibliographical because it deals with the perception and action of the research subject. According to the nature of the problem the data are analyzed qualitatively.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectRessonânciapt_BR
dc.subjectAcústicapt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhysics - Experimentspt_BR
dc.subjectResonancept_BR
dc.titleEstudo da influência das affordances para aprendiagem de ressonância em meios materiais por meio dos padrões de Chladnipt_BR
dc.title.alternativeStudy of the influence of affordances for learning of resonance in material media by means of Chladni standardspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoCom os avanços da tecnologia e em sua grande maioria, uma vez pensando em produtos, sem o design apropriado, trouxe novos desafios para o professor ao ensinar e o que oferecer de atrativo para os alunos. O desafio da tecnologia que virou mercado, não dá tempo para que o agente compreenda e saiba como usá-lo ou até mesmo explorar todas as suas potencialidades. Resgatar a pratica de laboratório nas escolas inferem em alguns pormenores, que parte mesmo da falta de formação continuada para o professor, e laboratórios com o mínimo que o professor precisa para elaborar seus roteiros experimentais. A presente pesquisa traz em seu escopo um estudo da percepção – ação, proposta pelo Psicólogo J. J Gibson (1986), que propõe que a aprendizagem do agente se dá pela percepção das affordances. Com o intuito de compreender melhor como ela pode influenciar a aprendizagem perceptual, foram analisados um grupo de alunos do 5º ano, de um colégio periférico da cidade de Londrina-PR, que não tinham contato com laboratório de física, para verificar como se comportavam ao manipular equipamentos de acústica. Foram divididos em quatro grupos, sendo o grupo controle (GC) tiveram todo suporte do pesquisador para manipulação dos equipamentos bem como a execução do experimento. E o grupo experimental (GE) que não teve nenhuma instrução do pesquisador de como empregar os equipamentos na atividade experimental, deixando-lhes apenas uma imagem ilustrativa e vaga do funcionamento de cada equipamento. Em síntese, Gibson (1979/1986) propõe que há dois aspectos da informação que necessariamente a compõem de modo simultâneo – “informação-sobre”, denominada invariantes, e “informação-para”, denominada affordances. (OLIVEIRA; RODRIGUES, 2014, p.11). Com o objetivo de responder como as affordances pode influencias na aprendizagem, este trabalho buscou elaborar um manual técnico da construção e aplicação de experimentos de ressonância em placa, descoberta E. F. F Chladni físico alemão conhecido como “pai” da acústica por descobertas inovadoras no campo da acústica no final do século XVII e início do século XVIII. Para realização do estudo utilizamos os métodos de pesquisa, bibliográfica fenomenológica por se tratar da percepção e ação do sujeito da pesquisa. De acordo com a natureza do problema os dados são analisados qualitativamente.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6334683551516624pt_BR
dc.contributor.advisor1Camargo Filho, Paulo Sérgio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861766195446524pt_BR
dc.contributor.referee1Camargo Filho, Paulo Sérgio de-
dc.contributor.referee2Luciano, Arquimedes-
dc.contributor.referee3Silva, Osmar Henrique Moura da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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