Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3864
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Schwartzbach, Claudia | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-26T15:31:22Z | - |
dc.date.available | 2019-02-26T15:31:22Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-12 | - |
dc.identifier.citation | SCHWARTZBACH, Claudia. Análise de livros didáticos: conceitos de relações e funções e suas múltiplas representações. 2018. 166 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3864 | - |
dc.description.abstract | This work presents the analysis of mathematics didactic book, the 9th grade of Basic Education, participants of the National Didactic Book Program (PNLD), on the concepts of relations and functions. For the development of analysis of the books, are considered indication of prescribed curriculum, National Curriculum Parameters (PCNs) and National Curriculum Common Base (BNCC), obtaining the objectives of these documents for the teaching of relations and functions in Basic Education in Brazil. Is made a survey of the historical development of these concepts. As well as a survey of the conceptualizations currently presented, as to definitions and forms of representations, with the purpose of obtaining theoretical support for the analysis of the scientific content presented in the didactic books analyzed. This work also involves, a discussion about the current situation of the teaching of relations and functions and considerations that must be made as to methodologies used in their teaching.This work also involves, a discussion about the current situation of the teaching of relations and functions and considerations that must be made as to methodologies used in their teaching. Were chosen for analysis, the first five didactic books, classified as the most chosen by the country's public schools in the 2017 PNLD program, being analyzed the definitions, representations and approaches in the themes of relations and functions, and presented considerations and conclusions being presented considerations and conclusions about, with utilization of a comparative picture. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Funções (Matemática) | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Functions | pt_BR |
dc.subject | Education - Curricula | pt_BR |
dc.subject | Textbooks | pt_BR |
dc.title | Análise de livros didáticos: conceitos de relações e funções e suas múltiplas representações | pt_BR |
dc.title.alternative | Didactic book analysis: relations concepts and functions and its multiple representations | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta a análise de livros didáticos de Matemática, do 9º ano do Ensino Fundamental, participantes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), sobre os conceitos de relações e funções. Para o desenvolvimento da análise dos livros, são consideradas as indicações dos currículos prescritos, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), obtendo os objetivos desses documentos para o ensino de relações e funções na Educação Básica do Brasil. É feito um levantamento do desenvolvimento histórico desses conceitos. Bem como, um levantamento das conceituações atualmente apresentadas, quanto a definições e formas de representações, com o intuito de obter suporte teórico para a análise do conteúdo científico apresentado nos livros didáticos analisados. Este trabalho também comporta, uma discussão sobre a conjuntura da atual situação do ensino de relações e funções e considerações que devem ser feitas quanto as metodologias utilizadas no seu ensino. Foram escolhidos para análise, os cinco primeiros livros didáticos, classificados como os mais escolhidos pelas escolas públicas do país no programa do PNLD de 2017, sendo analisados quanto as definições, representações e abordagens nos temas de relações e funções, sendo apresentadas considerações e conclusões a respeito, com utilização de um quadro comparativo. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8215704350209927 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Moisés Aparecido do | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8054908059721556 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, Moisés Aparecido do | - |
dc.contributor.referee2 | Lima, Jose Luciano Santinho | - |
dc.contributor.referee3 | Biesdorf, João | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_PROFMAT_M_Schwartzbach, Claudia_2018.pdf | 2,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.