Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSchwartzbach, Claudia-
dc.date.accessioned2019-02-26T15:31:22Z-
dc.date.available2019-02-26T15:31:22Z-
dc.date.issued2018-11-12-
dc.identifier.citationSCHWARTZBACH, Claudia. Análise de livros didáticos: conceitos de relações e funções e suas múltiplas representações. 2018. 166 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3864-
dc.description.abstractThis work presents the analysis of mathematics didactic book, the 9th grade of Basic Education, participants of the National Didactic Book Program (PNLD), on the concepts of relations and functions. For the development of analysis of the books, are considered indication of prescribed curriculum, National Curriculum Parameters (PCNs) and National Curriculum Common Base (BNCC), obtaining the objectives of these documents for the teaching of relations and functions in Basic Education in Brazil. Is made a survey of the historical development of these concepts. As well as a survey of the conceptualizations currently presented, as to definitions and forms of representations, with the purpose of obtaining theoretical support for the analysis of the scientific content presented in the didactic books analyzed. This work also involves, a discussion about the current situation of the teaching of relations and functions and considerations that must be made as to methodologies used in their teaching.This work also involves, a discussion about the current situation of the teaching of relations and functions and considerations that must be made as to methodologies used in their teaching. Were chosen for analysis, the first five didactic books, classified as the most chosen by the country's public schools in the 2017 PNLD program, being analyzed the definitions, representations and approaches in the themes of relations and functions, and presented considerations and conclusions being presented considerations and conclusions about, with utilization of a comparative picture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.subjectEducation - Curriculapt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.titleAnálise de livros didáticos: conceitos de relações e funções e suas múltiplas representaçõespt_BR
dc.title.alternativeDidactic book analysis: relations concepts and functions and its multiple representationspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a análise de livros didáticos de Matemática, do 9º ano do Ensino Fundamental, participantes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), sobre os conceitos de relações e funções. Para o desenvolvimento da análise dos livros, são consideradas as indicações dos currículos prescritos, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), obtendo os objetivos desses documentos para o ensino de relações e funções na Educação Básica do Brasil. É feito um levantamento do desenvolvimento histórico desses conceitos. Bem como, um levantamento das conceituações atualmente apresentadas, quanto a definições e formas de representações, com o intuito de obter suporte teórico para a análise do conteúdo científico apresentado nos livros didáticos analisados. Este trabalho também comporta, uma discussão sobre a conjuntura da atual situação do ensino de relações e funções e considerações que devem ser feitas quanto as metodologias utilizadas no seu ensino. Foram escolhidos para análise, os cinco primeiros livros didáticos, classificados como os mais escolhidos pelas escolas públicas do país no programa do PNLD de 2017, sendo analisados quanto as definições, representações e abordagens nos temas de relações e funções, sendo apresentadas considerações e conclusões a respeito, com utilização de um quadro comparativo.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8215704350209927pt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Moisés Aparecido do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8054908059721556pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Moisés Aparecido do-
dc.contributor.referee2Lima, Jose Luciano Santinho-
dc.contributor.referee3Biesdorf, João-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PROFMAT_M_Schwartzbach, Claudia_2018.pdf2,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.