Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3858
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Marins, Paulo Henrique da Silva Alves | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-26T14:03:28Z | - |
dc.date.available | 2019-02-26T14:03:28Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-30 | - |
dc.identifier.citation | MARINS, Paulo Henrique da Silva Alves. Aplicação da web 2.0 no e-learning: um plugin de fomento à inteligência coletiva para o Moodle. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3858 | - |
dc.description.abstract | The Web has enabled millions of people to access the Internet and participate in a world filled with change and transformation. Among them are the evolution of the Web itself to Web 2.0 and new possibilities and the development of new educational resources that can be used in distance education or as a support for traditional teaching in what has been called e-learning. Through a literature review, a comparison was made between the evolution of the Web and the evolution of e-learning, which, in the view of many researchers, still needs to evolve in order to take advantage of some of the characteristics of Web 2.0. We also sought to analyze tools and characteristics of Web 2.0, and how they can leverage the construction of knowledge in second generation e-learning platforms. After reviewing the literature, some ways of making e-learning more involving, using principles and characteristics of Web 2.0, have been evidenced, which stimulate students to take a more active stance in the generation and appropriation of knowledge. A plugin for Moodle was developed, inspired by an Amazon.com tool, the customer review. It is believed that its incorporation of this plugin into the e-learning platform contributes to taking it to a new stand, which one could call e-learning 2.0. The first results of experimentation and use of this tool are promising and show that Web 2.0 can contribute more to e-learning, the way it has already contributed to e-commerce over the years. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Web 2.0 (Sistema de recuperação da informação) | pt_BR |
dc.subject | Inteligência coletiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino via Web | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Interface de usuário baseada na Web | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Web 2.0 | pt_BR |
dc.subject | Inteligência coletiva | pt_BR |
dc.subject | Web-based instruction | pt_BR |
dc.subject | Distance education | pt_BR |
dc.subject | Computer-assisted instruction | pt_BR |
dc.subject | Web-based user interfaces | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.title | Aplicação da web 2.0 no e-learning: um plugin de fomento à inteligência coletiva para o Moodle | pt_BR |
dc.title.alternative | Web 2.0 applied to e-learning: a collective intelligence fostering plugin for a Moodle forum | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A Web permitiu que milhões de pessoas tivessem acesso à Internet e participassem de um mundo repleto de mudanças e transformações. Dentre elas estão a evolução da própria Web para a Web 2.0 e novas possibilidades e recursos de ensino-aprendizagem que podem ser usados na educação a distância, em uma modalidade que ficou conhecida como e-learning. Por meio de uma revisão da literatura, buscou-se fazer uma comparação entre a evolução da Web e a evolução do e-learning, que na visão de muitos pesquisadores, ainda precisa avançar para poder usufruir de algumas das características da Web 2.0 e também analisar as ferramentas e as características da Web 2.0, e de que forma elas podem potencializar a construção de conhecimento no e-learning de segunda geração. A busca dos artigos incluídas no corpus deste trabalho foi realizada no Google Scholar. Após a análise dos artigos, ficaram evidenciadas algumas formas de tornar o e-learning mais envolvente, utilizando-se princípios e características da web 2.0 que podem fazer com que o estudante assuma uma postura mais ativa na geração e apropriação do conhecimento. Foi desenvolvido um plugin para o Moodle com base na ferramenta da Amazon.com, o customer review. Acredita-se que a sua incorporação à essa plataforma de e-learning seja essencial para que essa seja elevada a um novo patamar, que poderia ser chamado de e-learning 2.0. Os primeiros resultados da experimentação e uso desta ferramenta são promissores, e mostram que a Web 2.0 pode contribuir mais com o e-learning, assim como contribui com o comércio eletrônico. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2770199212979634 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Graeml, Alexandre Reis | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4974122990012680 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Graeml, Alexandre Reis | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Thiago Henrique | - |
dc.contributor.referee3 | Berardi, Rita Cristina Galarraga | - |
dc.contributor.referee4 | Nogas, Paulo Sergio Macuchen | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | pt_BR |
dc.subject.capes | Ciência da Computação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGCA_M_Marins, Paulo Henrique da Silva Alves_2018.pdf | 2,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.