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dc.creatorMarques, Valmir Luiz-
dc.date.accessioned2019-02-26T13:16:14Z-
dc.date.available2019-02-26T13:16:14Z-
dc.date.issued2018-08-28-
dc.identifier.citationMARQUES, Valmir Luiz. Uso de inteligência coletiva para mapeamento de caminhos acessíveis na cidade. 2018. 153 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3853-
dc.description.abstractThe new information and communication technologies (ICTs), aided by the smartphone commoditization, are increasingly present in the life of citizens and are supporting our urban mobility. Car route enhancing apps that help avoid heavy traffic, apps to find the best public transport schedule or the best bus; train line, apps dedicated to cyclists, helping them to find bike paths and rental points, are examples of software developed to support mobility in the city. In the vast majority, they are supported by the collective intelligence (CI) of their users. But how many of these technologies are designed to assist in the urban mobility of physically or visually impaired citizens, whose most basic need is to be able to move around the sidewalks of our cities? Encouraged by the need to rescue full citizenship of these citizens, the research presented in this dissertation aims to assess the use of CI as a way to feed a mapping system of accessible routes in the city for the daily journeys of people with special needs. The required features were identified on the basis of two systematic literature reviews, and the implemented artifact was validated with potential users through an online survey. The computational artifact was developed using IC techniques to provide the constant update of related accessibility information to the city map. The app is able to suggest the best route based on the information made available by its users and supporters. The app was tested by a group of disabled users regarding its effectiveness, in order to correct problems and plan for future developments. At last, a balance was made of the generation of collective intelligence by the application, also with the intention of planning future improvements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInteligência coletivapt_BR
dc.subjectMobilidade residencialpt_BR
dc.subjectAplicativos móveis - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência - Orientação e mobilidadept_BR
dc.subjectMapas para deficientes visuaispt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectIntegração socialpt_BR
dc.subjectInterface de usuário baseada na Webpt_BR
dc.subjectSwarm intelligencept_BR
dc.subjectResidential mobilitypt_BR
dc.subjectMobile apps - Developmentpt_BR
dc.subjectPeople with disabilities - Orientation and mobilitypt_BR
dc.subjectMaps for people with visual disabilitiespt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectSocial integrationpt_BR
dc.subjectWeb-based user interfacespt_BR
dc.titleUso de inteligência coletiva para mapeamento de caminhos acessíveis na cidadept_BR
dc.title.alternativeCollective intelligence and the mapping of the acessible paths in the citypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAs novas tecnologias de informação de comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, especialmente a partir da comoditização do smartphone. Elas afetam diversos aspectos do cotidiano, dentre os quais a mobilidade urbana. Há aplicativos que ajudam a evitar o trânsito pesado, melhorando o deslocamento de carro, aplicativos para encontrar o melhor horário ou a melhor linha de transporte público, aplicativos dedicados aos ciclistas, para encontrar ciclovias e pontos de aluguel de bicicletas etc. Muitos desses serviços se beneficiam da inteligência coletiva (IC) dos próprios usuários para se manterem atualizados e se aprimorarem. Mas quantas destas tecnologias são pensadas e foram projetadas para ajudar na mobilidade urbana de pessoas com algum tipo de deficiência motora ou visual, para quem se deslocar pelas calçadas de nossas cidades já representa um grande desafio? Estimulada pela necessidade de resgatar a cidadania plena destes cidadãos, a pesquisa apresentada nesta dissertação teve por objetivo avaliar a utilização da IC como forma de se incrementar um sistema de mapeamento de rotas acessíveis na cidade para o deslocamento de pessoas portadoras de necessidades especiais. A partir de funcionalidades necessárias identificadas com base em duas revisões sistemáticas da literatura realizadas, foi desenvolvido um aplicativo, posteriormente validado com potenciais usuários, por meio de um questionário online. O aplicativo utilizou técnicas de IC para proporcionar a constante atualização de informações de acessibilidade vinculadas ao mapa da cidade, a partir das quais é capaz de sugerir a melhor rota. Um grupo de usuários com necessidades especiais testou o artefato com relação à sua eficácia, possibilitando indicação de ajustes necessários e eventuais melhorias futuras. Por fim, um balanço foi feito da capacidade de geração de inteligência coletiva em torno da aplicação, também com o intuito de se planejar aprimoramentos futuros.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4112548337073110pt_BR
dc.contributor.advisor1Graeml, Alexandre Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4974122990012680pt_BR
dc.contributor.referee1Graeml, Alexandre Reis-
dc.contributor.referee2Silva, Thiago Henrique-
dc.contributor.referee3Berardi, Rita Cristina Galarraga-
dc.contributor.referee4Balbinot, Zandra-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
dc.subject.capesCiência da Computaçãopt_BR
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