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Título: Poliedros de Arquimedes, Catalan, Kepler-Poinsot, Platão e o Sólido de Escher: contribuições para o ensino e aprendizagem de poliedros
Título(s) alternativo(s): Polyhedra of Archimedes, Catalan, Kepler-Poinsot, Plato and Escher’s Solid: contributions to the teaching and learning of polyhedra
Autor(es): Silva, Ederson Marcelino da
Orientador(es): Saito, Olga Harumi
Palavras-chave: Poliedros
Geometria espacial
Geometria na arte
Ensino - Meios auxiliares
Modelos matemáticos
Escher, M. C. (Maurits Cornelis), 1898-1972
Polyhedra
Geometry, Solid
Geometry in art
Teaching - Aids and devices
Mathematical models
Data do documento: 28-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Ederson Marcelino da. Poliedros de Arquimedes, Catalan, Kepler-Poinsot, Platão e o Sólido de Escher: contribuições para o ensino e aprendizagem de poliedros. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Apresentamos neste trabalho obras do artista Maurits Cornelis Escher nas quais podemos visualisar poliedros. Expomos os aspectos históricos e os estudos realizados por Arquimedes, Catalan, Kepler, Poinsot e Platão, bem como a relação dos poliedros com a natureza, as obras de arte e as construções arquitetônicas. Além disso, deduzimos uma fórmula para o cálculo do volume do Sólido de Escher, que é um dodecaedro rômbico estrelado, e a comprovamos com o auxílio do GeoGebra e de material didático manipulável. Para as atividades interativas, sugerimos aplicativos e recursos digitais empregando a contextualização concomitantemente com a teoria, contribuindo para o ensino e aprendizagem de poliedros.
Abstract: We present in this work the art of Maurits Cornelis Escher in wich we can visualize polyhedra. We show the historical aspects and studies carried out by Archimedes, Catalan, Kepler, Poinsot and Plato as well as the relation between polyhedra and nature, works of art and architectural constructions. In addition, we deduce a formula for calculating the volume of Escher’s Solid, a stellated rhombic dodecahedron, and we confirm it using GeoGebra and manipulative didactic material. For interactive activities, we suggest applets and digital resources employing the contextualization concomitantly with the theory, contributing to the teaching and learning polyhedra.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3847
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