Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3842
Título: Ensino de arte na humanização do sujeito contemporâneo: tecnologia, interartes e produção noir
Título(s) alternativo(s): The teaching of art in the humanization of the contemporary subject: technology, interarts and noir production
Autor(es): Villela, Delba Tenorio Lima Patriota
Orientador(es): Oliveira, Marilu Martens
Palavras-chave: Arte - Estudo e ensino
Estilo literário
Filmes noir
Arte e tecnologia
Art - Study and teaching
Style, Literary
Film noir
Art and technology
Data do documento: 26-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: VILLELA, Delba Tenorio Lima Patriota. Ensino de arte na humanização do sujeito contemporâneo: tecnologia, interartes e produção noir. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.
Resumo: Em que medida a arte, calcada na literatura noir e no filme noir, pode contribuir para a formação leitora – no sentido amplo – do sujeito pós-moderno? Essa foi a problemática que deu origem aos estudos aqui detalhados, tendo como objetivo principal potencializar o ensino de arte (incluindo literatura como arte da palavra) aos alunos do Magistério - Ensino Normal, como incentivo à pesquisa, à leitura, à criação, à crítica e à humanização, esta no sentido proposto por Candido. Assim, por meio dos postulados estabelecidos pelos documentos oficiais para o ensino de Arte, nas escolas públicas e privadas do país, buscou-se desenvolver atividades pedagógicas que possibilitassem aos aprendizes iniciarem nos estudos interartes, além de conscientizá- los sobre os benefícios acarretados pela arte. A proposta foi executada por meio do curso de extensão O noir em diálogo interartes: o leitor contemporâneo, em uma escola pública estadual, de Cornélio Procópio - PR, concretizando os resultados almejados durante o mestrado profissional realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Londrina, estando parte do trabalho sistematizado em um Caderno de Orientações Pedagógicas para o apoio discente em aulas presenciais (teóricas e práticas) e à distância. Dividida em quatro capítulos, incluído o Produto Educacional aplicado, a presente Dissertação, devido à abordagem de temas variados e complexos, teve como principais suportes teóricos os textos de Meira et al, Frederico e Osakabe, Candido, Aranha e Martins, Lipovetsky e Serroy, Bauman, Hobsbawm, Lévy, Khéde, Ferrari, Ferreira e Fernandes, Gasparetto, Mascarello, Rafael, Higgins, Clüver, Moser, Valente e Almeida, consultados em várias fases do estudo. Metodologicamente, a pesquisa, de caráter qualitativo, conforme Tozoni-Reis, mesclou características bibliográficas, analíticas e aplicadas, de acordo com Gil e Bardin. Ao final, a investigação proporcionou aos futuros professores conhecimento sobre diferentes linguagens artísticas e contextos sociais, posto que aliou a tecnologia (meme, emoji, google-doodle) ao material que lhes foi apresentado sobre a arte noir, ressignificando-a e atualizando-a.
Abstract: To what extent can art, based on the noir literature and on the noir film, contribute to the reader's broader understanding of the postmodern subject? This was the problem that gave rise to the studies detailed here, with the main objective of enhancing the teaching of art (including literature as art of the word) to students of the Magisterium - Normal Teaching, as an incentive to research, reading, creation, criticism and to humanization, is in the sense proposed by Candido. Thus, through the postulates established by the official documents for the teaching of art, in the public and private schools of the country, it was sought to develop pedagogical activities that enabled the learners to initiate themselves in the interart studies, in addition to making them aware of the benefits entailed by art. The proposal was executed through the course The noir in dialogues interartes: the contemporary reader, in a state public school, of Cornélio Procópio - PR, concretizing the results sought during the professional master's degree held at the Federal Technological University of Parana Campus Londrina, being part of systematized work in a Notebook of Pedagogical Guidelines for student support in face-to-face classes (theoretical and practical) and at a distance. The present dissertation, divided into four chapters, including the applied Educational Product, was developed by Meira et al, Frederico and Osakabe, Candido, Aranha and Martins, Lipovetsky and Serroy, Bauman , Hobsbawm, Lévy, Khéde, Ferrari, Ferreira and Fernandes, Gasparetto, Mascarello, Rafael, Higgins, Clüver, Moser, Valente and Almeida, consulted in several phases of the study. Methodologically, the qualitative research, according to Tozoni-Reis, merged bibliographic, analytical and applied characteristics, according to Gil and Bardin. In the end, the research provided future teachers with knowledge about different artistic languages and social contexts, since it allied technology (meme, emoticon, smiley, google-doodle) with the material presented to them about the noir art, resignifying it and updating it.
Descrição: Acompanha: Caderno de atividades pedagógicas aplicado ao curso O noir em diálogo interantes: o leitor contemporâneo
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3842
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Villela, Delba Tenorio Lima Pariota_2018.pdf4,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Villela, Delba Tenorio Lima Patriota_2018_1.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons