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Título: Apropriação do conceito água por alunos do sexto ano do ensino fundamental: um estudo a partir da teoria vigotskiana
Título(s) alternativo(s): Appropriation of the water concept by sixth year elementary school students: a study from the vygotskian theory
Autor(es): Rosa, Maria Cristina de Lima
Orientador(es): Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Didática
Psicologia educacional
Science - Study and teaching
Interdisciplinary approach to knowledge
Didatics
Educational psychology
Data do documento: 5-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: ROSA, Maria Cristina de Lima. Apropriação do conceito água por alunos do sexto ano do ensino fundamental: um estudo a partir da teoria vigotskiana. 2018. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina. 2018.
Resumo: A sociedade é dinâmica, estando em constante transformação e a influenciar direta e indiretamente a educação. Neste contexto, o cenário educacional atual requer estudos a respeito do processo de ensino e aprendizagem, e, principalmente, na criação e desenvolvimento de estratégias pedagógicas efetivas que visam formar um cidadão ciente de sua ação na sociedade, com conhecimento necessário para compreender e usufruir do avanço científico e tecnológico. Para tanto, acredita-se que a Teoria Histórico-Cultural, proposta por Vigotski, e a prática interdisciplinar sejam meios para promover a apropriação de conhecimentos, de forma que a aprendizagem ocorra visando à formação integral do indivíduo. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo investigar como uma Sequência Didática Interativa (SDI), fundamentada na Teoria Histórico-Cultural associada à interdisciplinaridade, pode contribuir para aprendizagem dos conceitos científicos do conteúdo da disciplina de Ciências – Água, no 6ºano do ensino fundamental II. A partir desse objetivo foram traçados como objetivos específicos verificar a presença de conceitos científicos na concepção de água formulada pelo grupo investigado; pontuar, na perspectiva do ensino, os fundamentos da Teoria Histórico- Cultural, proposta por Vigotski, do Ensino Interdisciplinar e da metodologia da sequência didática interativa; planejar, elaborar, aplicar e avaliar uma sequência didática interativa na perspectiva interdisciplinar para o ensino de Ciências, identificando as consequências da mediação e da interdisciplinaridade na aprendizagem do conteúdo água e, por último, validar o Produto Educacional - Sequência Didática Interativa -, mediante uso de portfólio, analisando o processo de apropriação dos conceitos científicos do conteúdo água. O encaminhamento metodológico adotado apresentou uma abordagem qualitativa e interpretativa e, para análise de dados, foi utilizada a Análise do Conteúdo, proposta por Bardin, (2011). O desenvolvimento da SDI, fundamentada na teoria da mediação e nos pressupostos da interdisciplinaridade, foi validado como produto educacional ao alcançar os objetivos propostos, e, como resultado de pesquisa, aponta indícios de que houve uma evolução conceitual, uma vez que a ação de mediação docente e as estratégias pedagógicas atingiram a Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos, contribuindo para o movimento entre o Nível de Desenvolvimento Potencial e Nível de Desenvolvimento Real, habilitando os estudantes a identificarem, definirem e aplicarem os conceitos científicos, resultando na internalização do conteúdo trabalhado. Assim, conclui-se que a Teoria Histórico-cultural de Vigotski e o Ensino Interdisciplinar favorece a contextualização do conhecimento ao revelar aos alunos as articulações entre as disciplinas. Para tanto, recomenda-se a utilização de práticas de ensino em que professores e alunos pratiquem o diálogo, interagindo entre si, no sentido de que possam integrar-se no processo de ensino e aprendizagem, incentivando uma mudança de atitude a respeito de sua formação e da ação como um ser social, protagonista inserido em um contexto histórico e cultural.
Abstract: Society is dynamic, constantly changing and directly and indirectly influencing education. In this context, the current educational scenario requires studies on the teaching and learning process, and especially on the creation and development of effective pedagogical strategies that aim to educate a citizen aware of his action in society, with the necessary knowledge to understand and enjoy the scientific and technological advancement. Therefore, it is believed that the Cultural-Historical Theory, proposed by Vygotsky, and the interdisciplinary practice are means to promote the appropriation of knowledge, so that learning occurs aiming at the integral formation of the individual. In this sense, the present study aims to investigate how an Interactive Didactic Sequence (SDI), based on the Cultural-Historical Theory associated with interdisciplinarity, can contribute to the learning of the scientific concepts of the content of the Water Science discipline in the 6th grade elementary school II. From this objective were set as specific objectives: to verify the presence of scientific concepts in the water conception of a group of sixth-year students; studying the fundamentals of Vygotsky's Historical-Cultural Theory, Interdisciplinary Teaching and SDI methodology; to plan, design, apply and evaluate an SDI in the interdisciplinary perspective for science teaching, identifying the consequences of mediation and interdisciplinarity in the learning of water content and, finally, validate the Educational Product - SDI through portfolio use, analyzing the process appropriation of the scientific concepts of water content. The methodological approach adopted presented a qualitative and interpretative approach and, for data analysis, the Content Analysis, proposed by Bardin (2011), was used. The development of SDI, based on the theory of mediation and the presuppositions of interdisciplinarity, was validated as an educational product in achieving the proposed objectives and, as a result of research, points to indications that there was a conceptual evolution, since the mediation action teacher and pedagogical strategies reached the Proximal Development Zone of the students, contributing to the movement between the Level of Potential Development and Level of Real Development, enabling the students to identify, define and apply the scientific concepts, resulting in the internalization of the content worked. Thus, it is concluded that Vygotsky's Historical-Cultural Theory and Interdisciplinary Teaching favors the contextualization of knowledge by revealing to students the articulations between the disciplines. Therefore, it is recommended to use teaching practices in which teachers and students practice dialogue, interacting among themselves, in the sense that they can be integrated into the teaching and learning process, encouraging a change of attitude regarding their formation and of action as a social being, protagonist inserted in a historical and cultural context.
Descrição: Acompanha: Revelando os mistérios da água: uma sequência didática interativa na perspectiva interdisciplinar
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3840
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