Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3833
Título: Proposta de ensino de geometria analítica utilizando o Desmos
Título(s) alternativo(s): Proposal of teaching of analytical geometry using Desmos
Autor(es): Euzébio, Julian da Silva
Orientador(es): Bejarano, Santos Richard Wieller Sanguino
Palavras-chave: Matemática - Ensino e estudo
Geometria analítica
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Mathematics - Study and teaching
Geometry, Analytic
Computer-assisted instruction
Educational technology
Data do documento: 21-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: EUZÉBIO, Julian da Silva. Proposta de ensino de geometria analítica utilizando o Desmos. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Na presente dissertação de mestrado investigamos a possibilidade de ensino e aprendizagem de alguns conteúdos de Geometria Analítica com o uso do software Desmos. O Desmos é uma página da internet em formato de calculadora gráfica disponível gratuitamente para todos os interessados, idealizado por Eli Luberoff, em 2007. No intuito de conhecer melhor as possibilidades de melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de matemática com o software Desmos, criamos uma sequência de atividades interativas abrangendo vários tópicos de Geometria Analítica para o ensino médio. As atividades apresentadas nesta dissertação estão dispostas em forma sequencial, com a finalidade de que outros interessados não tenham dificuldades em executá-las. A pesquisa também mostra os resultados positivos do uso desse tipo de recurso e da análise de uma experiência aplicada de um conteúdo em uma escola do ensino médio do município de Dois Vizinhos, Paraná.
Abstract: In this dissertation we investigated the possibility of teaching and learning some contents of Analytical Geometry with the use of Desmos software. Desmos is a graphical calculator available free of charge to all interested parties, designed by Eli Luberoff, in 2007. In order to better understand the possibilities of improving the teaching and learning process of mathematics contents with Desmos software, we created a sequence of interactive activities covering various topics of Analytical Geometry for high school. The activities presented in this dissertation are arranged sequentially, so that other stakeholders have no difficulties in executing them. The research also shows the positive results of the use of this type of resource and the analysis of an applied experience of a content in a high school of the municipality of Dois Vizinhos, Paraná.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3833
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PROFMAT_M_Euzébio, Julian da Silva_2018.pdf3,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.