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dc.creatorCastro, Lucas Fernando Souza de-
dc.date.accessioned2019-02-18T17:32:15Z-
dc.date.available2019-02-18T17:32:15Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.identifier.citationCASTRO, Lucas Fernando Souza de. Desenvolvimento de uma arquitetura multiagente holônica reconfigurável aplicada ao cenário de smart parking. 2018. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3829-
dc.description.abstractThe characteristics in a smart parking indicate the usage of Multiagent Systems as a trend due to the dynamism of this environment. In the MAS field, the usage of holonic agents (Holonic Multiagent Systems - HMAS) provides to the system a high level of adaptation towards the changes that take place in the environment according to the arrangement of agents. The environment might suffer some changes due to some agent failure and also different organizational settings. Therefore, an architecture designed to assign parking spaces in a smart parking is expected to deal with these changes so that the process of requisition and usage of parking spaces is not affected by the drivers. Thus the present work shows the development of a reconfigurable holonic multiagent architecture applied to the intelligent parking lot called MAPS-HOLO (MultiAgent Parking System - Holonic). We say that our architecture is reconfigurable because it may adapt its structure depending on some flaws from its agents. The MAPS-HOLO architecture will have its structure reconfigured in terms of how the agents are organized and how the HMAS government works, it may vary from a centralized (head-body) to a decentralized (body-body) organization. Besides, the MAPS-HOLO runs in JaCaMo, which is a framework to the development of MAS subdivided into three layers: Jason language (agent programming), Cartago Framework (artifacts and environment programming) and Moise (normative programming of agents). Although the focus of the architecture is parking spaces, the MAPS-HOLO could be extended to work with any allocable resource, as long as it has a given cost C and a time T, for example, a computational resource (grid), bike spaces, task allocation, among others. Our major goal is to develop a reconfigurable holonic multiagent architecture in order to assign parking spaces to drivers. Furthermore, we highlight some additional outcomes that we are looking forward to obtaining: i) Development of recovery plans for agent failures; ii) Application of JaCaMo framework in a holonic system; iii) Analysis and comparison of different government policies in the HMAS. After the development of MAPS-HOLO , we can say the HMAS deal with the parking space assigning process. Further, the architecture handles with the agent’s failures whereas MAPS-HOLO got in average higher results compared to agent cloning provided by JaCaMo. Finally, it is possible to develop an HMAS through JaCaMo. However, some improvements on Jason and Moise are required to a full HMAS development support.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstacionamento de automóveispt_BR
dc.subjectArquitetura de softwarept_BR
dc.subjectAgentes inteligentes (Software)pt_BR
dc.subjectSistemas especialistas (Computação)pt_BR
dc.subjectFalhas de sistemas de computaçãopt_BR
dc.subjectAutomobile parkingpt_BR
dc.subjectSoftware architecturept_BR
dc.subjectIntelligent agents (Computer software)pt_BR
dc.subjectExpert systems (Computer science)pt_BR
dc.subjectComputer system failurespt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma arquitetura multiagente holônica reconfigurável aplicada ao cenário de smart parkingpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a reconfigurable holonic multiagent architecture applied to the smart parking scenariopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAs características presentes em um estacionamento inteligente apontam a utilização de Sistemas Multiagentes (SMA) como tendência devido a dinamicidade desse ambiente. Dentro da área de SMAs, a utilização de agentes holônicos (Sistemas Multiagentes Holônicos - SMAH) proporciona ao sistema um nível maior de adaptação em face das mudanças do ambiente devido a forma em que os agentes estão estabelecidos. As mudanças no ambiente podem ocorrer devido a falha dos agentes e alterações organizacionais no ambiente (e.g disposição dos agentes). Portanto, almeja-se que uma arquitetura destinada ao processo de alocação de vagas em um estacionamento deve lidar com essas mudanças de modo que o processo de requisição e uso das vagas não seja afetado para os motoristas. Assim o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma arquitetura multiagente holônica e reconfigurável aplicada ao cenário de estacionamentos inteligente denominada MAPS-HOLO (MultiAgent Parking System - Holonic). A característica de reconfigurável dá-se ao fato de que a arquitetura pode alterar sua estrutura de acordo com eventuais falhas que os agentes possam apresentar. Essa alteração de estrutura ocorre na maneira de como os agentes estão organizados e de como o SMAH é governado, podendo ser alterado de centralizado (head-body) para descentralizado (body-body). Além disso, a MAPS-HOLO utiliza o JaCaMo, o qual é um framework destinado ao desenvolvimento de SMAs sub-dividido em três camadas: Linguagem Jason (programação de agentes), Framework Cartago (programação dos artefatos e ambiente) e Moise (programação normativa dos agentes). Embora o enfoque da arquitetura seja vagas de estacionamento, a MAPS-HOLO pode ser usada para qualquer recurso alocável por um custo 𝐶 e tempo 𝑇 . Por exemplo: recurso computacional (grid), vaga para bicicleta, alocação de tarefas, etc. O principal enfoque desse trabalho é o desenvolvimento da arquitetura multiagente holônica reconfigurável para alocação das vagas de estacionamento aos motoristas, mas além desse destaca-se os seguintes objetivos: i) Desenvolvimento de planos para recuperação de falhas dos agentes em um SMAH; ii) Verificação do uso do JaCaMo em um contexto holônico; iii) Análise e comparação dos modos de governo do SMAH. Ao fim do desenvolvimento da MAPS-HOLO , pode-se concluir que um SMAH é capaz de lidar com o processo de requisição de vagas de estacionamento. Além disso, a arquitetura é capaz de lidar com as falhas nos agentes ao passo que obteve resultados superiores em média quando comparados ao método de clonagem de agentes oferecido pelo JaCaMo. Por fim, por meio do JaCaMo é possível a implementação de um SMAH, contudo alguns ajustes na linguagem Jason e no Moise são necessários para um suporte completo ao desenvolvimento de SMAHs.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.degree.datePonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1103907120662596pt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Gleifer Vaz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4988640748980805pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Borges, André Pinz-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9905108711089471pt_BR
dc.contributor.referee1Leitão, Paulo Jorge Pinto-
dc.contributor.referee2Bordini, Rafael Heitor-
dc.contributor.referee3Morais, Erikson Freitas de-
dc.contributor.referee4Borges, André Pinz-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.capesCiência da Computaçãopt_BR
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