Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3809
Título: | Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável |
Título(s) alternativo(s): | Design towards avoidance of road crashes and deaths: for a sustainable and safe traffic |
Autor(es): | Moreira, Henrique Jakobi |
Orientador(es): | Casagrande Junior, Eloy Fassi |
Palavras-chave: | Ruas - Curitiba (PR) Planejamento urbano Trânsito - Sinais e sinalização Trânsito urbano - Curitiba (PR) Levantamentos de origem e destino do trânsito Responsabilidade por acidentes de trânsito Sinais e placas de sinalização Trânsito - Fluxo Acidentes de trânsito Tecnologia Streets - Curitiba (PR) City planning Traffic signs and signals City traffic - Curitiba (PR) Origin and destination traffic surveys Liability for traffic accidents Signs and signboards Traffic flow Traffic accidents Technology |
Data do documento: | 13-Nov-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MOREIRA, Henrique Jakobi. Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | Esta pesquisa aborda temas referentes a evitabilidade de mortes e redução de danos no trânsito, com foco no desenho urbano/rodoviário. O trânsito é uma das maiores causas de morte, considerado pela Organização Mundial da Saúde uma epidemia global. A :m de atender um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, foi lançada a Década de Ações pela Segurança Viária 2011–2020, da qual o Brasil é signatário, que possui a meta de reduzir pelo menos metade o número de vítimas do trânsito. Partindo da noção de que a infraestrutura não promove previsibilidade, o objetivo deste trabalho é identi:car elementos de design das vias que sustentem as expectativas dos usuários, facilitem a tarefa de trânsito e aumentem o potencial de ciclabilidade. Investiga-se, assim, como o design pode colaborar com a produção de um trânsito seguro e sustentável. São coletivizadas experiências de estudos sobre Estradas Autoexplicativas (SER); e é realizada uma abordagem sobre SER pela aplicação de um questionário com usuários das vias. O trabalho aborda problemas e soluções de design para fazer estradas autoexplicativas; os resultados produzidos pelo questionário revelam algumas pistas sobre elementos de design autoexplicativos das vias. Mais pesquisa é necessária a :m de se obter resultados mais conclusivos. |
Abstract: | Nis research deals with themes related to avoidance of deaths and reduction of traLc damage, focusing on urban/road design. TraLc is one of the major causes of death, considered by the World Health Organization a global epidemic. In order to meet one of the Sustainable Development Goals, which is to reduce at least half the number of traLc victims, the United Nations has launched the Decade of Actions for Road Safety 2011-2020, of which Brazil is a signatory. Starting from the notion that the infrastructure does not promote predictability, the objective of this work is to identify elements of road design that support users' expectations, facilitate the traLc task and increase the potential for cycling. It is thus investigated how design can contribute to the production of safe and sustainable transit. Experiences of studies on Self-Explaining Roads (SER) are collected; and an approach on SER is carried out by the application of a questionnaire with road users. Nis paper address design problems and solutions in order to make roads self-explaining and the data produced by the questionnaire reveal some clues about self-explaining design elements of roads; however, further studies are needed in order to obtain more conclusive results. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3809 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGTE_M_Moreira, Henrique Jakobi_2018.pdf | 87,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.