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dc.creatorMoreira, Henrique Jakobi-
dc.date.accessioned2019-02-08T12:58:31Z-
dc.date.available2019-02-08T12:58:31Z-
dc.date.issued2018-11-13-
dc.identifier.citationMOREIRA, Henrique Jakobi. Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3809-
dc.description.abstractNis research deals with themes related to avoidance of deaths and reduction of traLc damage, focusing on urban/road design. TraLc is one of the major causes of death, considered by the World Health Organization a global epidemic. In order to meet one of the Sustainable Development Goals, which is to reduce at least half the number of traLc victims, the United Nations has launched the Decade of Actions for Road Safety 2011-2020, of which Brazil is a signatory. Starting from the notion that the infrastructure does not promote predictability, the objective of this work is to identify elements of road design that support users' expectations, facilitate the traLc task and increase the potential for cycling. It is thus investigated how design can contribute to the production of safe and sustainable transit. Experiences of studies on Self-Explaining Roads (SER) are collected; and an approach on SER is carried out by the application of a questionnaire with road users. Nis paper address design problems and solutions in order to make roads self-explaining and the data produced by the questionnaire reveal some clues about self-explaining design elements of roads; however, further studies are needed in order to obtain more conclusive results.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRuas - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectTrânsito - Sinais e sinalizaçãopt_BR
dc.subjectTrânsito urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectLevantamentos de origem e destino do trânsitopt_BR
dc.subjectResponsabilidade por acidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectSinais e placas de sinalizaçãopt_BR
dc.subjectTrânsito - Fluxopt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectStreets - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectCity planningpt_BR
dc.subjectTraffic signs and signalspt_BR
dc.subjectCity traffic - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectOrigin and destination traffic surveyspt_BR
dc.subjectLiability for traffic accidentspt_BR
dc.subjectSigns and signboardspt_BR
dc.subjectTraffic flowpt_BR
dc.subjectTraffic accidentspt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleDesign pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentávelpt_BR
dc.title.alternativeDesign towards avoidance of road crashes and deaths: for a sustainable and safe trafficpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda temas referentes a evitabilidade de mortes e redução de danos no trânsito, com foco no desenho urbano/rodoviário. O trânsito é uma das maiores causas de morte, considerado pela Organização Mundial da Saúde uma epidemia global. A :m de atender um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, foi lançada a Década de Ações pela Segurança Viária 2011–2020, da qual o Brasil é signatário, que possui a meta de reduzir pelo menos metade o número de vítimas do trânsito. Partindo da noção de que a infraestrutura não promove previsibilidade, o objetivo deste trabalho é identi:car elementos de design das vias que sustentem as expectativas dos usuários, facilitem a tarefa de trânsito e aumentem o potencial de ciclabilidade. Investiga-se, assim, como o design pode colaborar com a produção de um trânsito seguro e sustentável. São coletivizadas experiências de estudos sobre Estradas Autoexplicativas (SER); e é realizada uma abordagem sobre SER pela aplicação de um questionário com usuários das vias. O trabalho aborda problemas e soluções de design para fazer estradas autoexplicativas; os resultados produzidos pelo questionário revelam algumas pistas sobre elementos de design autoexplicativos das vias. Mais pesquisa é necessária a :m de se obter resultados mais conclusivos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6797976972553107pt_BR
dc.contributor.advisor1Casagrande Junior, Eloy Fassi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8353762351277382pt_BR
dc.contributor.referee1Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.referee2Ultramari, Clovis-
dc.contributor.referee3Bernardinis, Marcia de Andrade Pereira-
dc.contributor.referee4Casagrande Junior, Eloy Fassi-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
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