Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3807
Título: Theremin: música e eletrônica no ensino da arte-ciência
Autor(es): Quimelli, Christian de Sá
Orientador(es): Neves, Marcos Cesar Danhoni
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Música - Estudo e ensino
Instrumentos musicais na arte
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Physics - Study and teaching
Music - Study and teaching
Musical instruments in art
Interdisciplinary approach in education
Data do documento: 19-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: QUIMELLI, Christian de Sá. Theremin: música e eletrônica no ensino da arte-ciência. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: A presente dissertação descreve uma nova possibilidade de ensino interdisciplinar entre Física e Música. O objetivo geral do trabalho é promover um enlace entre conteúdos da Física, como a eletromagnética e da Música, com os parâmetros do som. São levantados questionamentos sobre a possibilidade de se fazer uso de um instrumento musical de preço acessível buscando ampliar o acesso à sensibilização musical. Construiu-se ainda um instrumento musical, o Theremin, e um guia autossuficiente de como fazê-lo, para instrumentalizar professores da área da Física e Música a trabalharem interdisciplinarmente. Os objetivos específicos consistem em descrever a história do instrumento Theremin e seu funcionamento, com dados biográficos de seu autor homônimo e relatar o processo de construção de um Theremin Óptico para assim elaborar uma sugestão de conceitos a serem trabalhados nas disciplinas de Física e de Música. Para alcançar a finalidade destas propostas a metodologia utilizada foi o desenvolvimento de oficinas a partir da Pesquisa-ação e a Pesquisa Bibliográfica. Por fim será exposto a importância de se traçarem paralelos ao reconstruir momentos históricos, resultados artísticos das oficinas práticas, o instrumental fornecido aos professores que se apropriarem desta temática e sugestões de crescimento na área.
Abstract: The present dissertation exposes a new possibility of interdisciplinary teaching involving Physics and Music. The main objective of the work is to promote a link between the contents of physics, such as electromagnetic and music, as the parameters of sound. We raise questions about the possibility of making use of an affordable musical instrument to increase access to musical awareness. A musical instrument, the Theremin, was built along with a self-sufficient guide on how to do it, to give Physics and Music teachers a tool to work interdisciplinarily. The specific objectives consist in describing the history of the Theremin instrument and its operation, with biographical data of its homonymous author and to report the construction process of an Optical Theremin to elaborate a suggestion of concepts to be worked in the disciplines of Physics and Music. To reach the purpose of these proposals the methodology used was the development of workshops from the Action Research and the Bibliographic Research. In the final considerations of this work we will expose the importance of drawing parallels when reconstructing historical moments, artistic results of the practical workshops, the pedagogical tool provided to the teachers that appropriate themselves with this theme and suggestions for growth in the area.
Descrição: Acompanha produção técnica: Manual Didático para Construção de Theremin Ótico
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3807
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Quimelli, Christian de Sá_2018.pdf2,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Quimelli, Christian de Sá_2018_1.pdf3,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.