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Título: As concepções de probabilidade de professores de matemática da educação básica e acadêmicos do PROFMAT
Título(s) alternativo(s): The conceptions of probability of professors of mathematics of basic and academic education of PROFMAT
Autor(es): Bonfim, Vanessa de
Orientador(es): Caldatto, Marlova Estela
Palavras-chave: Probabilidades
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Probabilities
Mathematics - Study and teaching
Teachers, Training of
Data do documento: 19-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BONFIM, Vanessa de. As concepções de probabilidade de professores de matemática da educação básica e acadêmicos do PROFMAT. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar as concepções de professores de Matemática sobre a Probabilidade. Analisamos as concepções de dois grupos: Professores que ensinam matemática na educação básica (anos finais do ensino fundamental e/ou ensino médio), atuando especialmente nas regiões oeste e sudoeste do Paraná, que são acadêmicos do PROFMAT (de um polo alocado na região sudoeste do Paraná) (Grupo A); Professores que ensinam matemática na educação básica (anos finais do ensino fundamental e/ou ensino médio), atuando especialmente nas regiões oeste e sudoeste do Paraná (Grupo B). O Grupo A foi composto por um total de sete participantes (total de alunos da turma, exceto a pesquisadora). Optamos por selecionar sete participantes para o Grupo B, de maneira que os dois grupos tivessem a mesma quantidade de participantes. A escolha dos professores do grupo B foi pautada no fato de serem professores com experiência docente na escola básica e por atuarem/residirem na mesma região do estado dos demais participantes. Buscamos também discutir se as concepções dos egressos desses cursos diferenciam-se das concepções de professores que não foram formados pelo PROFMAT. Adotamos como referências pesquisas produzidas na área de Educação Matemática cujo objeto de estudo são os conhecimentos do professor que ensina Probabilidade. A coleta dos dados adveio de entrevistas semiestruturadas que foram analisadas por meio da metodologia de Análise de Conteúdo. Destacamos as seguintes categorias para análise: a formação acadêmica dos professores, concepções sobre Probabilidade, concepções sobre os motivos de a Probabilidade ser ensinada na escola, concepções sobre a construção do conhecimento probabilístico, concepções sobre as dificuldades dos alunos em Probabilidade, concepções dos professores sobre as dificuldades em ensinar Probabilidade e sobre os livros didáticos. A partir das análises realizadas concluímos que as formações, de modo particular a desenvolvida no âmbito do PROFMAT, não foram suficientes para tornar essas concepções próximas do que a literatura especializada preconiza como necessária para a prática docente ao ensinar a Probabilidade na escola.
Abstract: The objective of this study was to investigate the conceptions of Mathematics teachers about Probability. We analyze the conceptions of two groups: Teachers who teach mathematics in basic education (final years of elementary and / or high school), working especially in the western and southwestern regions of Paraná, who are academics of PROFMAT (from a pole located in the southwest region of Paraná) (Group A); Teachers who teach mathematics in basic education (final years of elementary and / or high school), working especially in the western and southwestern regions of Paraná (Group B). Group A consisted of a total of seven participants (total of students in the class, except the researcher). We chose to select seven participants for Group B, so that both groups had the same number of participants. The choice of the teachers of group B was based on the fact that they were teachers with teaching experience in the basic school and because they work/reside in the same region of the state of the other participants. We also discuss whether the conceptions of the teachers graduated on these courses differ from those who were not graduated by PROFMAT. It was adopted as references researches in the area of Mathematics Education whose object of study are the knowledge of the teacher who teaches Probability. The data collection came from semi-structured interviews that were analyzed through the Content Analysis methodology. We emphasize the following categories for analysis: the academic formation of teachers, conceptions about Probability, conceptions about the probability of being taught at school, conceptions about the construction of probabilistic knowledge, conceptions about students difficulties in Probability, teachers conceptions about the difficulties in teaching Probability and on textbooks. Based on the performed analyzes, we conclude that the graduations, in particular the one developed in the scope of the PROFMAT, were not enough to make these conceptions close to what the specialized literature recommend as necessary for the teaching practice when teaching probability in school.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3800
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

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