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Título: Administração pública deliberativa como fator de desenvolvimento regional: a experiência da formação do servidor público da região metropolitana de Curitiba
Título(s) alternativo(s): Deliberative public administration as a factor of regional development: the experience of the formation of the public servant of the metropolitan region of Curitiba
Autor(es): Traub, Andrea
Orientador(es): Myszczuk, Ana Paula
Palavras-chave: Servidores públicos - Treinamento - Curitiba, Região Metropolitana de (PR)
Democracia deliberativa
Participação social
Planejamento regional - Participação do cidadão
Inteligência coletiva
Gestão do conhecimento
Educação permanente
Política pública
Administração pública
Training of Public officers - Curitiba, Região Metropolitana de (PR)
Deliberative democracy
Social participation
Regional planning - Citizen participation
Swarm intelligence
Knowledge management
Continuing education
Public policy
Public administration
Data do documento: 23-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TRAUB, Andrea. Administração pública deliberativa como fator de desenvolvimento regional: a experiência da formação do servidor público da região Metropolitana de Curitiba. 2018. 203 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governação Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: A Administração Pública Deliberativa guarda relações com a Democracia Deliberativa e caracteriza-se por ser um modelo alternativo de gestão com capacidade para responder aos desafios das complexidades contemporâneas. Representa um novo paradigma de desenvolvimento e de relação entre Estado e sociedade, visto que se fundamenta em governar com as pessoas e não apenas para as pessoas. Neste modelo de desenvolvimento, a eficácia das decisões depende da inteligência coletiva, da qualidade ao invés da quantidade, da incorporação de novos conhecimentos em busca de soluções para a complexidade das demandas sociais. Assim, o desempenho da administração pública depende da democratização das políticas públicas e do uso do diálogo social. A essência desta forma de administrar está nos processos intersetoriais dos governos, assim como na capacidade dos servidores públicos em construir confiança e trabalhar de maneira colaborativa. O elemento principal para a consolidação da coletividade, confiança, participação e cooperação é o desenvolvimento regional com base na democracia. O objetivo desta pesquisa é analisar o Programa de Integração e Compartilhamento de Conhecimento entre Servidores Municipais de Curitiba e Região Metropolitana como mecanismo de formação do servidor público no contexto da Administração Pública Deliberativa para o desenvolvimento regional. Com vistas ao desenvolvimento regional integrado, potencialização das políticas públicas e com base na governança integrada, gestão participativa e democrática, este Programa foi elaborado e desenvolvido por uma Escola de Governo mantida pelo Instituto Municipal de Administração Pública, autarquia do Município de Curitiba, que teve durante os anos de 2013-2016 sua estrutura fundamentada na Administração Pública Deliberativa. Esta pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e descritiva. Com relação à técnica de pesquisa foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, revisão integrativa e estudo de caso. Os resultados revelam que o referido Programa propiciou formação aos servidores públicos municipais na lógica da Administração Pública Deliberativa, privilegiando o diálogo, mediação e confiança como princípios fundamentais para a integração e compartilhamento de conhecimento. Também possibilitou em seus processos formativos, trabalhar a intersetorialidade no planejamento e desenvolvimento das políticas públicas visto ser esta a essencialidade do trabalho deliberativo.
Abstract: The Deliberative Public Administration has relations with Deliberative Democracy and is characterized as an alternative management model capable of responding to the challenges of contemporary complexities. It represents a new paradigm of development and relationship between State and society, since it is based on governing with people and not only for people. In this development model, the effectiveness of decisions depends on collective intelligence, quality rather than quantity, and the incorporation of new knowledge in search of solutions to the complexity of social demands. Thus, the performance of public administration depends on the democratization of public policies and the use of social dialogue. The essence of this form of governance lies in the intersectoral processes of governments, as well as the ability of public servants to build trust and work collaboratively. The main element for the consolidation of collectivity, trust, participation and cooperation is regional development based on democracy. The objective of this research is to analyze the Integration and Knowledge Sharing Program between Municipal Servants of Curitiba and Metropolitan Region as a mechanism for training the public servant in the context of the Deliberative Public Administration for regional development. With a view to integrated regional development, public policy enhancement and based on integrated governance, participatory and democratic management, this Program was developed and developed by a School of Government maintained by the Municipal Institute of Public Administration, a municipality of Curitiba, which during the years 2013-2016 its structuring based on the Deliberative Public Administration. This research is applied in nature, with a qualitative and descriptive approach. Regarding the research technique, bibliographical and documentary research, integrative review and case study were used. The results show that the said Program provided training to municipal public servants in the Deliberative Public Administration logic, privileging dialogue, mediation and trust as fundamental principles for the integration and sharing of knowledge. It also made it possible in its formative processes to work on intersectoriality in the planning and development of public policies, since this is the essential part of the deliberative work.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3795
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