Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37922
Título: Cálculo da distribuição da indução magnética na estrutura de um transformador utilizando o ANSYS Maxwell.
Título(s) alternativo(s): Calculation of the magnetic flux density distribution in the structure of a transformer using ANSYS Maxwell
Autor(es): Santos, Norton Guilherme de Carvalho Pereira dos
Orientador(es): Mendes, Filomena Barbosa Rodrigues
Palavras-chave: Transformadores elétricos
Simulação (Computadores)
Método dos elementos finitos
Electric transformers
Computer simulation
Finite element method
Data do documento: 10-Jun-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SANTOS, Norton Guilherme de Carvalho Pereira dos. Cálculo da distribuição da indução magnética na estrutura de um transformador utilizando o ANSYS Maxwell. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.
Resumo: Este trabalho apresenta a modelagem e simulação computacional de um transformador monofásico utilizando o software ANSYS Maxwell, com o objetivo de analisar seu comportamento eletromagnético sob condições reais de operação. A metodologia adotada compreendeu a construção da geometria do transformador em ambiente 2D, a definição dos materiais dos componentes, a aplicação de fontes senoidais e a análise da indução magnética gerada por meio do Método dos Elementos Finitos (MEF). Foram obtidas imagens da distribuição do fluxo magnético no núcleo, vetores de campo e gráficos das correntes e tensões nos enrolamentos, que permitiram a visualização do funcionamento dinâmico do equipamento. Os resultados obtidos mostram concordância com os conceitos teóricos discutidos na fundamentação e com estudos correlatos, destacando a eficiência do MEF e do ANSYS Maxwell como ferramentas de apoio a projetos e diagnósticos de dispositivos eletromagnéticos. Como limitações, destacam-se a utilização de um modelo bidimensional e a ausência de validação experimental. Sugere-se, para estudos futuros, a ampliação da modelagem para o ambiente tridimensional e a integração de análises térmicas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37922
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
calculodistribuicaoinducaomagnetica.pdf3,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons