Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37906
Título: | Formação docente interdisciplinar para o ensino fundamental I e II |
Título(s) alternativo(s): | Interdisciplinary teacher training for elementary school I and II |
Autor(es): | Nanuncio, Fabiana Marcela da Silva Leite |
Orientador(es): | Santos, Givan Jose Ferreira dos |
Palavras-chave: | Abordagem interdisciplinar na educação Conhecimento pedagógico do conteúdo Professores - Formação Interdisciplinary approach in education Pedagogical content knowledge Teachers, Training of |
Data do documento: | 7-Ago-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | NANUNCIO, Fabiana Marcela da Silva Leite. Formação docente interdisciplinar para o ensino fundamental I e II. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025. |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos uma proposta de projeto interdisciplinar possível de ser implementado nas séries finais do Ensino Fundamental I e séries iniciais do Ensino Fundamental II. A partir de autores e obras que abordam a questão da interdisciplinaridade na educação, por exemplo, Ulbra (2009), Fazenda (2013), Santos, Dutra e Vieira (2023), e de sinalizações de documentos governamentais, como a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e o Documento Orientador da Área de Ensino (Brasil, 2019), elaboramos um produto educacional, na perspectiva de um projeto interdisciplinar, e o aplicamos em uma formação docente junto a um grupo de oito professoras da região de Apucarana, Paraná, no ano de 2024. O estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e de campo (Tozoni-Reis, 2009). Os resultados mostraram que as professoras participantes da formação desenvolveram conhecimentos teóricos e práticos sobre a temática “Projeto de ensino interdisciplinar sobre o tema “dinheiro” – envolvendo um trabalho integrado entre as disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Língua inglesa, Arte e Ciências – e aprovaram o material didático para ser reaplicado em outros contextos escolares, com as devidas adaptações a cada realidade educacional. |
Abstract: | This study presents a proposal for an interdisciplinary project designed to be implemented in the upper grades of Elementary School I and the lower grades of Elementary School II. Drawing on authors and works that address interdisciplinarity in education—such as Ulbra (2009), Fazenda (2013), and Santos, Dutra, and Vieira (2023)—as well as guidelines from official documents, including the National Common Curricular Base (Brazil, 2018) and the Guiding Document for the Teaching Area (Brazil, 2019), we developed an educational product grounded in an interdisciplinary project approach. This product was applied during a teacher training program involving eight female educators from the region of Apucarana, Paraná, in 2024. The study is characterized as qualitative and field-based research (Tozoni-Reis, 2009). The results indicate that the participating teachers developed both theoretical and practical knowledge on the theme "Interdisciplinary Teaching Project on the Topic of Money," which involved integrated work across the subjects of Portuguese Language, Mathematics, History, Geography, English, Art, and Science. The participants endorsed the educational material for future use in other school contexts, with appropriate adaptations to each educational reality. |
Descrição: | Acompanha produto educacional "Projeto de ensino interdisciplinar sobre o tema dinheiro" |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37906 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
formacaointerdisciplinardocente.pdf | 5,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
projetointerdisciplinarformacaodocente_produto.pdf | 3,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons